7º “Dia de Portugal” em Santos foi sucesso de público com participação de toda comunidade

DiaPortugalSantos

Por Odair Sene

A sétima edição do “Dia de Portugal” realizada no domingo, dia 12 de Junho pelo Consulado Honorário de Portugal, pelo Conselho das Comunidades, com apoio da Prefeitura Municipal e nada menos que 30 parceiros patrocinadores, deu muito certo, mais uma vez. Foi sucesso de público durante todo o dia e o programa luso brasileiro já se tornou tradicional na agenda da cidade e fundamental especialmente para a maior beneficiada: Escola Portuguesa, que é mantida pela comunidade.

Na abertura do evento, o protocolo comandado por Vasco Monteiro e Antonio Carlos Tavares chamou ao palco os presidentes das instituições portuguesas da baixada que estavam presentes, e também do prefeito Paulo Barbosa, além do ex-prefeito e deputado federal João Paulo Papa. Todos subiram ao palco e após a abertura feita pelo Conselheiro José Duarte, alguns dos convidados cumprimentaram o público e todos assistiram a apresentação do Coral do Centro Cultural Português na abertura do evento com execução dos hinos de Portugal, Brasil e da cidade. O frei do Santuário Santo Antonio do Valongo também agradeceu e deu uma benção especial.

Encerrado a solenidade de abertura, foi chamado ao palco a atração principal, as crianças que compõe o Ranchinho da Escola Portuguesa de Santos. Com 12 componentes, a Ana Luiza e a Gladys Rosário são as duas ensaiadoras do grupo. A instituição é mantida por empresários portugueses e brasileiros da cidade, e atende atualmente 110 crianças distribuídas em tempo parcial e integral, recebem material escolar, aulas educativas e muito carinho de toda equipe. “A escola é suportada por mantenedores da comunidade luso-brasileira em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, supervisionada pela Secretaria Municipal de Educação. O evento tem a renda revertida para a Escola Portuguesa” anunciou a organização durante a festa.

Ao Mundo Lusíada, o prefeito de Santos Paulo Barbosa comentou sobre mais um ano de participação com a comunidade portuguesa. “Sempre ficamos muito felizes pelo trabalho feito pela comunidade portuguesa, pela importante participação dentro da nossa cidade. E reverenciar, celebrar, integrar cada vez mais a comunidade e fortalecer os laços é uma missão muito importante. Essa festa proporciona tudo isso” disse ele que é cidadão português com “muita alegria” e esteve presente na festa com toda a família.

Ainda no início do evento, o prefeito citou Santos como uma cidade de referência para o Brasil. “Isso é esforço de muitos, certamente a comunidade portuguesa tem um papel preponderante na construção da cidade. Então a nossa obrigação é a cada ano reconhecer e valorizar isso. No mundo que vivemos hoje, muitas vezes com intolerâncias, com muitos desafios, é importante eventos que possam agregar a família, em que as pessoas possam se unir, se reunir e celebrar a vida. Parabéns à toda comunidade”.

Representando o cônsul honorário de Portugal (ausente por conta de uma indisposição), o conselheiro e presidente do Centro Cultural Português de Santos, José Duarte abriu a solenidade do evento que vem aumentando a cada edição. “Essa festa que já está no sétimo ano consecutivo, estamos extremamente orgulhosos em poder representar nosso querido cônsul honorário Armênio Mendes que por motivos de saúde não pode comparecer”, disse Duarte informando que ele se encontra bem, em recuperação.

“Ele que tem sido uma pessoa incansável para a comunidade portuguesa da baixada santista, ele tem feito um trabalho exemplar no Consulado e está conseguindo com o seu corpo de funcionários um Consulado digno do nosso Portugal, e a baixada santista sente-se extremamente grata a ele. Por isso hoje nessa festa maravilhosa todos participam, desde grupos folclóricos, fadistas, todos”, finalizou.

O comendador Vasco Monteiro, que há sete anos participa no protocolo do evento comentou sobre a tradição numa das cidades mais portuguesas do Brasil. “É uma festa para comemorar Portugal, que este ano tem uma atração diferente, é a missa celebrada às 08h da manhã pela Igreja Santo Antonio que veio a calhar com o dia de Santo Antonio de Lisboa, ele morreu na Itália mas nasceu em Lisboa. E já no ano passado tivemos um público muito bom, mas este ano está sendo melhor ainda, desde as 09h até 17h esperamos 10 mil pessoas. Então vale a pena comemorar essa data e sobretudo ter essa renda para a Escola Portuguesa, a comunidade portuguesa colabora de forma geral para a festa”.

Segundo Vasco Monteiro, esse formato de festa deve também ser levado a São Paulo. No primeiro Encontro de Folcloristas que aconteceu na sede do Arouca SP Clube, foi sugerido fazer uma edição com a participação dos 22 grupos folclóricos de São Paulo, e com os cantores portugueses de São Paulo. “Temos muitos cantores que deram muito para a comunidade portuguesa, divulgam muito a cultura de Portugal, e temos essa dívida com eles”.

Neste tipo de evento os grupos folclóricos se divertem, os cantores portugueses se apresentam, tem o bacalhau, caldo verde, alheira, pastel de Belém e Santa Clara. Além das tradições portuguesas, as comidas brasileiras e muito mais. “Nós tivemos aqui em tempos idos 70% da população era portuguesa, os portugueses vinham de Portugal e desembarcavam em Santos e Rio de Janeiro, e muitos ficaram aqui, por isso mesmo já dizia Fernando Pessoa: Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, disse Vasco lamentando a ausência do cônsul honorário, a quem chamou de “esteio da comunidade portuguesa na baixada santista”. “É uma pessoa marcante, é o maior empresário da baixada santista, não só da comunidade portuguesa, é um homem que estimula a comunidade. Infelizmente ele não pode estar aqui mas vamos pedir à Santo Antonio e Nossa Senhora de Fátima que o dê saúde para se recuperar o mais rápido possível”.

Também participou pela primeira vez uma equipe do Banco Caixa Geral Brasil, representado pela Carla Silva. “Tanto é bom para o banco como para a comunidade, nós acreditamos que o Banco Caixa Geral Brasil, ser representante da Caixa Geral de Depósitos, o maior banco estatal português, tem um papel muito importante e uma responsabilidade de apoiar e aproximar toda a comunidade luso-brasileira. Santos é uma área que tem uma presença muito forte e nós estamos investindo nessa aproximação e nessa nova estratégia de apoio à toda comunidade”. Segundo Carla, é um banco histórico, com mais de 140 anos de história, um banco sólido e conservador “e que tem sempre a preocupação de apoiar todos os seus clientes espalhados por todo o mundo”.

Logo_Galeria-de-ImagensCom o espaço de alimentação ampliado, o evento transcorreu em clima de festa familiar durante todo o domingo, com as apresentações dos grupos folclóricos, com cantores fadistas, grupos musicais e assim foi até as 17 horas, encerrando então a sétima edição do evento que integra o calendário de Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *