78 Anos da Casa de Portugal São Paulo comemorados com Fado

Por Vanessa Sene

78Anos Casa Portugal (16)

Em 17 de outubro, a Casa de Portugal de São Paulo promoveu a comemoração dos seus 78 anos de fundação. E a diretoria, comandada pelo comendador Antonio dos Ramos, preparou um coquetel e um concerto de fado com Marco Rodrigues e Luisa Rocha, vindos direto de Portugal e que representam a nova geração de fadistas portugueses.

“Afinal de contas é a nossa canção, foi nomeado Patrimônio Imaterial da Humanidade, e a Casa de Portugal tem que divulgar a cultura portuguesa. Já passou por essa casa todos os grandes cantores portugueses, e agora estamos trazendo a nova geração do fado” disse ao Mundo Lusíada o presidente Ramos. “Eles vieram só para apresentação na Casa de Portugal, como sempre fizemos”.

Segundo ele, nomes consagrados devem voltar aos palcos da casa como Carminho, Ana Moura, Carlos do Carmo e Mariza, para a programação do próximo ano.

Nos últimos anos, a entidade prestou homenagens na noite de comemoração do seu aniversário, mas esta noite foi apenas do fado. “Queremos homenagear pessoas, não apenas diretores quando homenageamos a nós mesmos, mas também pessoas de fora. Mas tem que ser em outro tipo de evento. Aqui as pessoas vêm assistir ao show” diz Antonio dos Ramos.

Sobre a atuação aos 78 anos, o presidente afirmou que a Casa de Portugal “está com tudo”, citou que durante os anos em que esteve ausente “não ficou mal entregue” e que volta à frente da entidade para “dinamizar ainda mais”. Ramos citou algumas reformas e ampliações já feitas nas dependências e defendeu a programação portuguesa, incluindo o folclore português o qual a casa deverá ter sempre.

E ainda divulgou um objetivo: Antonio dos Ramos quer entregar a casa para os jovens. “É a minha principal intenção. Inserir a casa na sociedade brasileira, divulgar as coisas portuguesas, e entregá-la aos jovens, quero que me suceda um grupo de jovens na comunidade, que isso tudo seja do jovem”.

O concerto de fado foi aberto com show de Luisa Rocha. A fadista abriu o evento elogiando a Casa de Portugal por ter escolhido o fado para a comemoração do aniversário, dizendo estar “muito honrara” pelo convite, segundo ela, é o fado que melhor representa a cultura portuguesa. Ainda antes de encerrar, dividiu o palco com Marco Rodrigues numa canção e foram bastante aplaudidos.

Por sua vez, Marco disse ser mais prazeroso estar em São Paulo “numa casa portuguesa com certeza”, e agradeceu a todos que trabalham e já trabalharam, nestes 78 anos, para que “Portugal estivesse mais um bocadinho no Brasil”, através da Casa de Portugal.

Antes do concerto, o evento foi aberto com coquetel e vernissage da exposição do artista plástico Eduardo Petry, na Galeria de Artes. Ele reuniu uma coletânea do seu trabalho intitulada Transição, uma seleção dos últimos dois anos para apresentação na casa. “Primeira vez que exponho aqui, fiquei até emocionado, o espaço é muito bonito. Sou amigo da Maria dos Anjos e ela sempre dá muito apoio aos artistas” diz Petry citando a diretora cultural da casa. “Não sou português, sou italianos mas adoro a cultura portuguesa” finalizou.

Logo_Galeria-de-ImagensPara assistir ao vídeo desta noite, visite www.youtube.com/MundoLusiada. No início de dezembro a Casa de Portugal prepara sua típica Ceia de Natal, no dia 06, para o encerramento da programação de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *