“Todos os anos temos vindo a superar o número de candidaturas, o que indica que a Diáspora portuguesa está cada vez mais ativa nos países de acolhimento, mas com uma vontade crescente de prolongar o elo ao nosso país”.
Da Redação
O Prêmio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, promovido pela COTEC Portugal com o Alto Patrocínio do Presidente da República, recebeu nesta sexta edição um número recorde de candidaturas. À distinção, que pretende celebrar os portugueses que, pela sua capacidade empreendedora e inovadora, se notabilizaram fora de Portugal nas suas atividades, candidataram-se 155 empreendedores, dos cinco continentes.
Os candidatos desta 6ª edição são oriundos de 37 países, onde se destaca a participação, pela primeira vez, de candidatos da Índia, Malásia, República Checa e Venezuela. Outros países continuam a ter uma forte participação das comunidades portuguesas, EUA (30), França (23), e Brasil (17). Os setores mais representados são o empresarial/ financeiro, com 29% das candidaturas, seguido pelos setores da restauração/turismo; educação/investigação/ciência; e indústrias criativas.
“Todos os anos temos vindo a superar o número de candidaturas, o que indica que a Diáspora portuguesa está cada vez mais ativa nos países de acolhimento, mas com uma vontade crescente de prolongar o elo ao nosso país. O objetivo da COTEC é não só distinguir os percursos e as conquistas mais relevantes mas, em simultâneo, criar uma comunidade de portugueses que estão espalhados pelo mundo inteiro e que fazem parte da nossa identidade”, sublinha Joaquim Sérvulo Rodrigues, Presidente do Júri.
Este ano, a Fundação Calouste Gulbenkian e a COTEC Portugal uniram-se numa parceria com o objetivo de aproximar a Diáspora portuguesa do seu país. Através da iniciativa FAZ, as duas entidades irão entregar os respectivos prêmios numa cerimônia presidida pelo Presidente português, Cavaco Silva, no dia 6 de Junho na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), inserida nas comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.
Na edição do ano passado, o Prêmio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa foi atribuído a Isabel dos Santos Melo, fundadora do Grupo Mentaur, residente no Reino Unido, e a menção honrosa distingui Cristóvão Fonseca, realizador e fundador da produtora ‘Les Films de l’Odyssée’, em França.
Mais informações em: www.cotec.pt/diaspora.