Da Redação
Com Lusa
A 5ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que vai decorrer em Lisboa em abril do próximo ano, vai homenagear a “sétima arte” feita em Cabo Verde, indicou a organização em 18 de setembro.
Num comunicado, Catarina Coelho, da assessoria de imprensa do FESTin, indicou que as inscrições para a próxima edição já estão abertas, prolongando-se até 30 de novembro próximo, podem os esclarecimentos ser obtidos através do sítio da organização na Internet – www.festin-festival.com.
Para o festival, que decorrerá de 02 a 09 de abril no Cinema São Jorge, em Lisboa, podem inscrever-se cineastas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, cujos filmes devem ser em português.
As películas devem ter sido finalizadas entre janeiro de 2012 e novembro de 2013 e ter a duração mínima de 70 minutos, no caso dos longas-metragens, e a máxima de 25 minutos, no caso dos “curtas”.
Além das duas seções de competição (longas e curtas-metragens), o festival vai novamente apresentar a Mostra de Cinema Brasileiro, a Mostra de Inclusão Social, homenagens, retrospectivas, oficinas e mesas redondas.
O FESTin, cumprindo a sua natureza itinerante, acrescenta-se na nota, vai participar ainda este ano em três festivais de cinema parceiros, sendo o primeiro no CineEco, em Seia (interior centro de Portugal), de 19 a 26 de outubro, onde apresentará a Mostra de Inclusão Social.
De 15 a 21 de novembro irá a Luanda participar no Festival Internacional de Cinema de Luanda.
Pelo terceiro ano consecutivo, o FESTin irá ao Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que vai ocorrer entre 25 a 30 de novembro, em Bagé (Rio Grande do Sul, Brasil), e em Porto Alegre (Brasil).