Da Redação
Quatro novas praias da região do Alentejo, em Portugal, receberam a certificação Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias costeiras e fluviais, portos de recreio e marinas. No total, o destino possui agora 31 praias qualificadas pelo programa.
Entre os destinos adicionados neste ano estão Malhão, Alteirinhos e Santa Clara, localizados em Odemira, vila que abrange grande parte da região litorânea alentejana, e a praia fluvial da encantadora cidade de Monsaraz, a beira do lago Alqueva.
A certificação é uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e outras entidades públicas e privadas, concedida às praias costeiras e fluviais que cumprem diversos critérios de conscientização e preservação do meio ambiente, como qualidade da água, segurança e serviços.
Ao todo, Portugal continua numa posição de destaque no sexto lugar internacionalmente, contando neste ano com mais de 55% da totalidade das Praias portuguesas, segundo a Associação Bandeira Azul da Europa, são 320 Bandeiras Azuis nas praias, 14 em Portos de Recreio/Marinas e pela primeira vez 5 Embarcações Ecoturísticas galardoadas pelo Júri Internacional.
Em relação a 2016, 13 praias e três marinas perderam a Bandeira Azul, sete no concelho de Cascais. No topo estão Albufeira e Gaia, concelhos com maior número de praias galardoadas. Já em termos de regiões o Algarve domina, com 88 praias galardoadas.
As Cerimônias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2017, designadamente na praia de Ponta Delgada, concelho de S. Vicente (Madeira) será dia 01 de Junho, na praia Congida em Freixo de Espada à Cinta (Norte), dia 14 de Junho e na Doca de Recreio de Stº Amaro (Tejo) no dia 09 de Junho.
1 comentário em “55% das Praias portuguesas recebem certificação Bandeira Azul”
Eu quero trabalhar com salvamento