5° Encontro de Concertinas agita Casa de Portugal de Praia Grande

Por Ronaldo Andrade

EncontroConcertinas_PG

Quinze tocadores, de oito diferentes grupos e ranchos folclóricos, agitaram o 5° Encontro de Concertinas, dentro da programação musical da Festa da Vindima da Casa de Portugal de Praia Grande, realizada no último dia 2 de março, na sede da entidade, na Baixada Santista.

Componentes do Rancho Folclórico da Associação Atlética Portuguesa de Santos, Grupo Folclórico da Casa Ilha da Madeira de São Paulo, Rancho da Casa de Portugal de Campinas, Grupo Alma Lusa de Curitiba, Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho, do Rio de Janeiro, Rancho Aldeias de Portugal de São Paulo, Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello e o anfitrião, o Grupo Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande, que também apresentou a festa da Vindima, com seus trajes, danças e canções típicas, encantaram o público com suas concertinas.

O diretor de folclore do grupo, Antônio Carlos Rodrigues de Almeida, mais conhecido por Toninho, que também toca concertina, além de acordeon, ressaltou a solidariedade entre os participantes: “A apresentação foi excelente. Esse evento vem para minar a rivalidade e realizar o convívio entre os ranchos, num clima de fraternidade. Esperamos que em 2014 seja ainda melhor”, declarou.

Toninho, que assumiu o comando neste ano, mas com a experiência de ter passado por vários ranchos, além de ser integrante da banda Filhos da Tradição, conjunto de música portuguesa, afirmou que a prioridade para 2013 é manter o alto nível das apresentações do grupo, que atualmente possui, incluindo a tocata, cerca de 50 componentes.

Primeira festa como presidente

Para o presidente Joaquim Leandro Neto, que comandava a primeira festa como mandatário da Casa de Portugal de Praia Grande depois de ter sido eleito no final do ano passado, a festa correu bem, garantindo a satisfação dos cerca de 300 convidados presentes ao evento: “Só tenho de agradecer ao público, aos diretores, funcionários e componentes do Grupo Folclórico pelo apoio recebido”, afirmou.

Em sua gestão de dois anos, Neto possui, entre outros objetivos, realizar melhorias, como a parte elétrica, e também inaugurar a lanchonete, que deverá ser entregue até a próxima festa, marcada para o dia 27 de abril, aniversário de 31 anos da entidade, quando será apresentada ao público a nova diretoria.

O presidente também teceu elogiosos comentários ao Grupo Folclórico da casa: “O rancho é o ator principal da nossa entidade, cada vez melhor devido à dedicação de seus integrantes, como por exemplo o ensaiador Cacá, que vem do Rio de Janeiro para os ensaios”, disse.

Interessados em adquirir convites para a festa de 31° aniversário da Casa de Portugal de Praia Grande devem entrar em contato por meio do telefone (13) 3491-4559.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *