Evento no Centro Histórico de Santos terá 14 apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos portugueses, das 9 às 18 horas.
Da Redação
A maior festa da comunidade portuguesa na região da Baixada Santista será realizada no próximo dia 9 de junho, a partir das 9 horas, na Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos. Assim como nos anos anteriores, a 4ª edição do Dia de Portugal terá muita música, dança, artesanato e doces típicos portugueses, num domingo festivo destinado a toda a família.
O objetivo do evento, que já se tornou tradição na cidade e em anos anteriores atraiu mais de três mil pessoas ao local, é resgatar a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. A festa é uma celebração ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
A solenidade de abertura do evento contará com a presença do cônsul honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, e de autoridades locais e representantes de entidades da comunidade.
Logo na sequência, tem início uma maratona cultural que vai até às 18 horas, com 14 apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos da região, que levarão ao palco modas cantadas e bailadas de diversas regiões de Portugal, com trajes genuínos e utensílios típicos. Um prato cheio para a diversão de portugueses, descendentes, santistas e turistas, que poderão conhecer melhor ou simplesmente matar saudade da rica cultura do país.
Para saber um pouco mais da história das bordadeiras do Morro do São Bento, que perpetuam em Santos a arte milenar da Ilha da Madeira, os participantes poderão visitar a tenda das artesãs que integram a União das Bordadeiras do Morro do São Bento. No local, serão vendidos alguns dos bordados produzidos por elas.
Também serão comercializados doces conventuais portugueses, como os famosos pastéis de Santa Clara e de Belém. Toda renda obtida na venda desses doces será destinada à Escola Portuguesa, que atende crianças carentes.
As crianças serão muito bem-vindas e terão atrações voltadas para elas. Monitores farão pintura artística com as cores de Portugal nos pequenos, que ainda poderão brincar com bexigas e esculturas de balão que serão entregues no local.
Com a intenção de transformar a Praça Mauá em um pedacinho de Portugal, a organização do evento convida todas as pessoas a comparecerem ao local vestidas com adereços, portando bandeiras, cachecóis ou roupas nas cores verde e vermelha.
Quem quiser ajudar os mais carentes pode ainda levar um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade de Santos.
O evento é uma realização do Consulado Honorário de Portugal em Santos e do Conselho das Comunidades Portuguesas e tem o patrocínio do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria (Sinaspan), Aldeias Supermercados, Supermercado Varandas, Colégio Lamec, Armando Viagens e Turismo, Âncora Comercial e Construtora, Estrutura Construtora e Incorporadora, Grupo Mendes, Quatro Quintas, Jo Duarte Balanças e Refrigeração, Último Gole Restaurante e Choperia, União Empresas de Panificação (Unepa), Mendes Plaza Hotel, Vasco da Gama Turismo, entre outros. Apoio: Prefeitura Municipal de Santos.
Confira a programação do evento:
09:00 09:50 Orfeão do Centro Cultural Português
10:00 10:20 Solenidade de Abertura
10:30 10:50 Rancho Folclórico Vasco da Gama
11:00 11:20 Grupo Folclórico Cruz de Malta
11:30 11:50 Banda Filhos da Tradição
12:00 12:20 Rancho Folclórico da A. A. Portuguesa
12:30 12:50 Rancho Folclórico Veteranos Apaixonados pelo Folclore
13:00 13:20 Rancho Folclórico Verde Gaio
13:30 13:50 Poetas Vivos
14:00 14:20 Rancho Folclórico Típico Madeirense
14:30 14:50 Vira Livre
15:00 15:20 Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra
15:30 15:50 Grupo Fado por Acaso
16:00 16:20 Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande
16:30 17:00 Grupo Folclórico da Eira (de Newark – USA)
17:10 18:10 Marly Gonçalves, Ricardo Araújo e Renato Araújo