Por Ronaldo Andrade
O Rancho Folclórico Típico Madeirense e a Casa da Madeira de Santos realizaram eventos no dia 7 de julho para celebrar o 48° aniversário da Região Autônoma da Madeira (comemorado oficialmente a 1 de julho), reunindo várias autoridades políticas e personalidades da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista.
Pela manhã, no Centro Turístico, Esportivo e Cultural, no Morro São Bento – reduto de imigrantes da Ilha da Madeira no município – o Rancho Folclórico Típico Madeirense organizou a solenidade que teve a execução, realizada pelo coral do Centro Cultural Português de Santos, dos hinos do Brasil, Portugal, Região Autônoma da Madeira e da Cidade de Santos.
Em seguida, o Rancho Folclórico Típico Madeirense apresentou danças e músicas, como o ‘Bate o pé’, de Roberto Leal, e também o ‘Bailinho da Madeira’, encantando o público presente ao evento.
A presidente do Rancho Folclórico Típico Madeirense, Claudete Pereira, demonstrou imensa felicidade após a solenidade:
“A presença em mais um evento para celebrar a Região Autônoma da Madeira é muito gratificante para mim, para a diretoria e para os componentes. Eu amo a Ilha da Madeira”, declarou.
Casa da Madeira organiza almoço
Já no período da tarde, a Casa da Madeira de Santos realizou o ‘Almoço de Aniversário’, com cerca de 200 convidados, que se deliciaram com o bacalhau à moda da casa e com a espetada madeirense, ao som da Banda Imagem & Cia.
O presidente da entidade, Roberto Faria, destacou a importância da celebração da data: “É um marco histórico. A Autonomia trouxe um grande desenvolvimento para a região”, afirmou.
O próximo evento da Casa da Madeira de Santos será no dia 01 de setembro, com o almoço ‘Porco no Rolete’.
Informações: (13) 3234-61 83 (whatsapp) e pelo Instagram: casa.da.madeira.de.santos