44 Anos de Folclore marcados com grande festa na Casa de Portugal São Paulo

Por Vanessa Sene
Na noite de 25 de novembro, o Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo promoveu sua festa em comemoração aos 44 anos de fundação do grupo. Em uma apresentação especial, os componentes apresentaram uma seleção de folclore de norte a sul de Portugal, além de convidar o público a dançar com o seu bailarico.
“Destes 44 anos, eu já participo há 29 anos como dançarino e agora como Diretor de Folclore. Esperamos fazer uma festa bonita com a casa cheia” diz Ernesto Ramalho, o Ernestinho. “No nosso repertório temos mais de 80 músicas, procuramos mesclar conforme os componentes que estão presentes” diz ele confirmando que a maioria dos componentes estava presente na festa.
No total, o grupo conta com 65 componentes, e atualmente tem tido um interesse maior através das divulgações dos ensaios sempre divulgados pelas redes sociais. “Isso faz muita diferença, nem divulgamos mais em papel, agora é 100% online, a não ser aos associados da Casa de Portugal”.
Segundo o diretor, o folclore tem possibilitado ampliar a comunidade portuguesa atuante. “Está tendo uma mudança grande, vindo gente nova para o grupo, temos que trabalhar e colocar esse pessoal para dançar junto com a gente e renovar o grupo. E tem também muitas pessoas que são da comunidade e querem participar”. No repertório, Ernestinho vem ensaiando canções antigas com o grupo atual, relembrando seu extenso repertório, e que deve entrar no palco para a festa da vindima, no próximo mês de fevereiro.
Ainda para o ano que vem, o grupo folclórico já se prepara para a tradicional festa do magusto, que este ano foi cancelada devido a falta de castanhas em decorrência das chuvas e das queimadas em Portugal. “As castanhas estavam muito ruins, então decidimos não fazer para não prejudicar a festa”.
Ao final, Ernestinho comentou sobre o público que frequenta a casa, e a ponte entre a tradição e a modernidade. “O público geral que vem para as festas na Casa de Portugal é totalmente diferenciado do restante das associações, por ser uma referência na comunidade portuguesa, e até mesmo pela divulgação nas páginas do Facebook, isso desperta interesse das pessoas. Hoje estamos aqui com um casal de 70 anos que vieram em um ensaio e estão participando da festa com outro casal de amigos. Um vai trazendo o outro, porque se sentem em casa”.
Segundo ele, o ano de 2017 poderia ter sido melhor devido a situação do país, mas no geral foi bastante positivo para o grupo, disse Ernestinho, desejando a todos boas festas.

PRESIDENTE RAMOS
Para o presidente da casa, Antonio dos Ramos, o grupo está numa fase espetacular. “Gira muitos jovens em torno do grupo, que se renova constantemente. É um dos melhores do Brasil, está de parabéns o Ernesto que é o ensaiador e todos eles”.
Não apenas o grupo se renova, mas a diretoria também se renova constantemente, defendeu Ramos. “Apesar do presidente ser o mesmo, a diretoria está sempre a ser renovada e ampliada. Isso areja bastante a casa”.
A Casa de Portugal programava mais um evento de final de ano, via Lei Rouanet, mas deve ficar para o próximo ano, quando atingir o patrocínio total, em torno dos R$ 200 mil. “Adotamos aquela política de quando for datas como 25 de Abril, 10 de Junho, Ceia de Natal, ou se faz uma coisa com condições ou não se faz nada. Então não vai ter, não dará mais tempo” perspectivou o presidente. A prioridade será a realização de grandes eventos em 2018.
O ano de 2017 foi ótimo para a Casa de Portugal, segundo o presidente. “Tivemos eventos maiores que anos anteriores por causa justamente dos patrocínios. Em contrapartida, estamos com uma obra fantástica no quarto andar, está quase pronta e deve ser inaugurada o mais tardar em março” diz Ramos sobre o espaço antes ocupado pelo Consulado Português e agora será mais um espaço nobre da casa que será aberto para locação. “Vamos dar preferência a obra, e ano que vem faremos outros eventos. E também neste ano fizemos grandes eventos, em dois anos de crise” mencionou. Ao final, o presidente desejou um bom Natal a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »