36 anos de história relembrados na comemoração de aniversário do Arouca SP Clube

36AnosAroucaSPClube

Por Vanessa Sene

Em 06 de março, o Arouca São Paulo Clube iniciou a sua comemoração de aniversário de 36 anos de fundação com uma sessão solene, por propositura do vereador Toninho Paiva, que em vez de realizá-la no espaço da Câmara Municipal, transfere anualmente a solenidade para a sede do Arouca, homenageando personalidades que colaboraram com a casa.
Uma parte das homenagens foi feita pelo vereador, reconhecendo o trabalho de nove personalidades em prol do engrandecimento da associação, e outra parte feita pelo próprio Arouca em homenagem a quatro nomes que colaboraram pelo crescimento do clube, recebendo a Medalha Rainha Santa Mafalda e Diploma de Honra ao Mérito. Dois diretores fundadores do Arouca ainda receberam uma placa de reconhecimento, Armando Henriques e Artur Andrade Pinto.
Após anunciada a mesa solene, e a execução dos hinos de Brasil e Portugal, a solenidade contou com Antonio Marcos Pereira na execução, na presença de cerca de 200 convidados. O orador da noite, Ricardo Jacob Magalhães Corrêa, diretor do Conselho da Comunidade Luso Brasileira de São Paulo, abordou a história da emigração arouquense em São Paulo. “Quando da visita de um querido conterrâneo arouquese, em setembro de 1978, recebido por seus familiares e amigos, estes formam uma comitiva para conhecer no Rio de Janeiro o Arouca Barra Clube e, na volta a São Paulo, a semente estava lançada. A ideia de fundar um Clube que reunisse toda a gente da região de Arouca, aglutinando um grupo destes, faz surgir em 08 de março de 1979 a entidade” disse o orador, confira o texto completo.
“36 anos de vida e de glória, o Arouca continua numa pujança que nos dá estabilidade, eu espero continuar não por 36 anos porque não tenho idade para isso, mas que o Arouca siga seu caminho com alguém lá na frente que continue. Eu como fundador continuo aqui na batalha e continuarei até o dia que for necessário” diz o presidente José Pinho dos Santos, que declarou ainda que a saúde financeira do clube está controlada, sem poder fazer obras no momento atual da economia do país.
“Quero que o clube cresça e que saibam honrar as tradições, que deem continuidade. Eu já estou no fim da ladeira, muitos diretores dentro da casa são pessoas também descendo a escada, mas o Arouca é forte. As pessoas não querem responsabilidades, muitos diretores não são ativos, as senhoras do departamento feminino lutam, trabalham e já estão no fim da gota. Alguém jovem com uma força e dinâmico é o que esperamos”.
Apesar da chuva que assolou São Paulo nesta noite, os convidados que estiveram presentes saborearam bolinhos de bacalhau, arroz de camarão, vinho a vontade e diversos outros quitutes. “As autoridades que nós tínhamos eram suficientes para engrandecer o nosso Arouca” diz o presidente.

Missa e Folclore
No domingo, o Arouca realizou seu tradicional almoço servindo uma bacalhoada sempre elogiada, com a casa lotada, mais de 600 pessoas compareceram ao evento, que iniciou com uma missa em sua capela. “Ontem já estávamos com o salão tomado pelas reservas. Isso é muito bom, é sinal que Arouca é uma casa de grande prestígio e respeito junto à comunidade luso-brasileira” diz o diretor de comunicação Antonio Marco Pereira, um dos homenageados deste ano, que está na associação desde o 6º aniversário. “Hoje eu faço 30 anos de Arouca, há 30 anos que participo da diretoria. Já fui diretor de folclore e fui componente do Rancho Folclórico durante 23 anos. É uma história”.
Presente no almoço juntamente com o deputado para a Emigração Carlos Páscoa, o vice-presidente coordenador do PSD, Marco Antonio Costa, cumprimentou o presidente, os vereadores locais, e a comunidade local citando o apoio dos 5 milhões de portugueses que vivem no exterior que sempre acreditaram no futuro de Portugal, depois de ter passado o “pior momento da história do país”, citou ainda ser hoje um país de oportunidades, e ainda deixou uma palavra de incentivo ao investimento em Portugal.
O Rancho Folclórico Arouca São Paulo Clube fechou o evento com uma bela apresentação tipicamente arouquense, reunindo ao final todos os diretores e colaboradores do clube no palco para os parabéns e o corte do bolo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »