Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada
Em 25 de novembro, o Arouca São Paulo Clube esteve cheio para o 21º Festival de Folclore e 32º aniversário do Rancho Folclórico do Arouca São Paulo Clube. Na ocasião, diversos grupos folclóricos estiveram presentes para o festival, em evento que se iniciou com bacalhoada a moda de Arouca.
Entre os convidados, estiveram o Grupo Folclórico da Casa de Brunhosinho de São Paulo, G.F. da Casa de Portugal de Campinas, G.F. da Casa de Portugal de Praia Grande, e G.F. Eça de Queiros da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro.
O presidente da entidade, José Pinho dos Santos, afirmou que o almoço encerra a programação do ano 2012. “É o nosso último evento. Como nosso rancho é federado à Federação de Folclore Português, temos que fazer um Festival de Folclore todo ano”.
A casa teve previsto um público de 500 pessoas, e preparou 300 quilos de bacalhau. “As pessoas são boas de estômago, gostam do bacalhau do Arouca, somos especialista nisso” comentou.
O presidente Pinho também citou os 32 anos de folclore como grande importância para a casa. “O folclore é uma coisa antiga de Arouca, são tradições das aldeias, e o povo arouquense gosta muito de folclore, culinária, coisas nossas e nós mantemos as tradições. Há 32 anos mantemos o nosso folclore, não é para qualquer um. Continuamos sempre com a chama acesa” finalizou.
Presente no evento, o presidente da Delegação da Federação de Folclore Português no Brasil, Cesar Soares, falou sobre o Rancho Folclórico do Arouca, único filiado em São Paulo. “Embora haja outros bons grupos, o Arouca, apesar de alguns detalhes que podem ser modificados, para nós da Federação é um orgulho tê-los aqui em São Paulo”, disse ele que é arouquense.
“Arouca é uma vila com 20 mil e poucos habitantes, tem dois grupos no Brasil, e os dois federados. O Arouca Barra Clube do Rio de Janeiro foi o primeiro grupo a ser federado fora de Portugal. E depois tivemos o de São Paulo. Arouca é Arouca” finalizou.
LEIA MAIS >> Federação de Folclore elogia jovens brasileiros no Folclore