Evento traz Carminho, Raquel Tavares e Camané, além do show Amália Hoje, uma versão pop do repertório de Amália Rodrigues.
Da Redação
Pensando em transportar um pouco mais de Portugal para terras brasileiras, o Festival de Fado traz ao país, pelo segundo ano consecutivo, grandes estrelas do gênero. Desta vez, desembarcam por aqui Carminho, Raquel Tavares e Camané, além do show Amália Hoje, que apresenta o repertório de Amália Rodrigues (1920-1999) com uma roupagem pop.
As apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro já estão com ingressos a venda através do portal Ingresso Fácil. Em São Paulo, para os dias 19 e 20 de agosto, e no Rio, dias 16 e 17 de agosto.
O evento terá ainda debates entre poetas e pensadores portugueses, workshops sobre a história do fado, além de delícias da gastronomia local.
“Nossa expectativa é transformar o festival em tradição por aqui”, adianta Connie Lopes, portuguesa radicada no Brasil, idealizadora e produtora executiva do evento ao lado do também português Álvaro Covões, que recebeu em sua primeira edição, no ano passado, Mariza, Antonio Zambujo, Ana Moura e Cuca Roseta. “O público brasileiro está cada vez mais interessado na música que vem de Portugal e abraçou o fado de forma muito carinhosa”.
Convidado para abrir o festival, o show Amália Hoje apresenta canções de Amália Rodrigues com uma roupagem contemporânea. No espetáculo, as guitarras portuguesas dão lugar às guitarras elétricas, que se misturam a uma estética pop e figurino moderno.
Na mesma noite, sobe ao palco a cantora Carminho, que vem conquistando o público brasileiro desde a sua primeira passagem pelo país, em 2012, na turnê de lançamento de Alma, disco que traz participações de Chico Buarque, Nana Caymmi e Milton Nascimento. Ao lado do conterrâneo Antonio Zambujo, emocionou a platéia do 24º Prêmio da Musica Brasileira com a interpretação de Sábia, de Chico Buarque, em junho do ano passado.
No segundo dia de evento, é a vez de Raquel Tavares mostrar sua voz potente para o público. Fã de música brasileira, a intérprete já esteve diversas vezes no país e realizou no Espaço Brasil, em Lisboa, o espetáculo “Nem todo o fado é triste, nem todo o samba é alegre”, onde misturava samba com fado. Um dos nomes mais importantes e consagrados do universo fadista, Camané encerra o projeto evocando a tradição do gênero.
Confira programação:
Cidade das Artes (Rio de Janeiro)
16 de agosto, às 21h (Amália Hoje / Carminho)
17 de agosto, às 18h (Raquel Tavares / Camané)
HSBC Brasil (São Paulo)
19 de agosto, às 21h (Amália Hoje / Carminho)
20 de agosto, às 21h (Raquel Tavares / Camané)