Da Redação
Com Lusa
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) convidou 27 portugueses, entre compradores, investidores e formadores de opinião, para estarem no Brasil durante o Mundial2014 em encontros de negócios, além de acompanhar jogos.
O projeto Copa do Mundo envolve 2.300 convidados de mais de cem países, e tem o objetivo de estreitar os laços comerciais entre companhias brasileiras e estrangeiras, além de estimular as exportações do país, captar investimentos e projetar a imagem do Brasil.
“É uma oportunidade para o empresário brasileiro mostrar sua fábrica, e sua linha de produção, para o convidado internacional. É uma chance de abrir as portas do Brasil”, afirmou à Lusa o diretor de negócios da Apex, Ricardo Santana.
Os convidados portugueses destacam-se nos setores de alimentos, moda, máquinas e equipamentos, e cosméticos, segundo Santana. Entre eles estão representantes da marca de roupas 466/64 e da Ferbar, de produtos alimentares.
A Apex é um dos patrocinadores do Mundial2014, e não divulgou o montante investido no evento. As atividades de estímulo às exportações e captação de investimento ocorrerão prioritariamente em cinco cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília.
A presença de empresários, investidores e formadores de opinião em 12 partidas do Mundial2014 é a “cereja do bolo”, segundo Santana. “Nosso foco são as afendas de negócios, para fazer valer o investimento feito com o setor privado. Nosso ‘marketing’ de relacionamento sai da agenda formal e vai para outra plataforma de negócios”, acrescentou.
O projeto foi realizado também no ano passado, durante a Taça das Confederações, quando obteve 3 bilhões de dólares (aproximadamente 2,2 bilhões de euros) em estimativas de exportações e investimentos atraídos para o Brasil. A expetativa para o Mundial é ultrapassar esse valor, afirmou o diretor de negócios da Apex.
Os cinco países que terão mais convidados no âmbito do projeto da Apex serão Estados Unidos (273), Argentina (185), Uruguai (161), Paraguai (150) e Chile (147). As atividades são feitas sempre em parceria com empresas brasileiras interessadas em aprofundar seus contatos com os estrangeiros.
Ao todo, 654 empresas e 54 entidades setoriais são parceiras da Apex no projeto.