Por Vanessa Sene
Na tarde de 01 de dezembro, o salão de festas da Basílica do Carmo, no centro de São Paulo, ficou pequeno para o aniversário de 25 anos do Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello. Além dos convites estarem esgotados, pessoas numa fila de espera aguardava para conseguir entrar no evento.
Ao Mundo Lusíada, Justiniano Lameiras comentou que o evento foi pensado e programado com antecedência, principalmente pelos componentes do rancho. “Pela primeira vez, o próprio rancho se incumbiu disso, se empenharam em desenvolver toda a festa, fizeram cronograma do evento. Estou muito orgulhoso e feliz” diz o presidente do grupo, citando que o resultado foi melhor do que nos anos anteriores porque envolveu todos.
O evento começou com uma missa na Basílica, em agradecimento ao rancho e àquelas pessoas que já faleceram. Depois no almoço, foram servidos 210 quilos de bacalhau, seguido das atrações da tarde. O Rancho Folclórico PHM teve três entradas, exemplificando três fases do grupo desde os primeiros trajes folclóricos em que estrearam há 25 anos, seguido dos trajes usados da época em que o grupo dançava modas de norte a sul de Portugal, e por último a atual fase se apresentando apenas com músicas do Alto Minho.
Atrações
Além da comida tipicamente portuguesa, e apresentação especial do grupo e também do convidado, o Rancho Folclórico da Casa de Viseu do Rio de Janeiro, o evento contou com a presença ilustre do cantor português Augusto Canário, que veio de Portugal especialmente para o evento. Aproveitando a oportunidade, ele cantou e encantou o público presente, acompanhado dos músicos Vitinho e Martinha.
Ao Mundo Lusíada, Canário afirmou que valeu a pena a viagem ao Brasil para participar deste momento marcante para o PHM.
“Eu conheci o Justiniano num dia muito frio, cruzei com eles por acaso na estrada, e ficamos muito amigos” conta o cantor português, lembrando que foram eles que o trouxeram pela primeira vez a cantar no Brasil, o que foi um grande sucesso que se repetiu mais tarde. “Isso é incalculável, não tem valor, voltamos uma segunda vez, voltamos a terceira. E eu vim cá hoje prestigiá-los como eles merecem”. Canário também já confirmou novos shows no Brasil para o próximo ano, no Rio de Janeiro já esteve na semana seguinte na Casa de Viseu junto com Quim Barreiros.
Ainda, surpreendendo o aniversariante, o presidente J.Santos, do Rancho Folclórico Português de Campinas, aproveitou
o momento para convidar o PHM para ser padrinho deles no folclore, convite que foi aceito prontamente.
Novo presidente
Justiniano Macedo pensa em se “aposentar” da direção do grupo. Atualmente, ele conta com a esposa e duas filhas que trabalham pelo rancho, e acha que na prática os jovens componentes já estão liderando tudo, e elogiou o trabalho centrado e a responsabilidade da ensaiadora Vanessa Macedo.
“Há altos e baixos em rancho folclórico. Não é que o rancho decai mas acaba por perder componentes, o que é normal. Nos últimos tempos, entraram 10 componentes, tudo na faixa de 20 anos, isso me surpreende e me deixa feliz” afirma Justiniano.
“Muitas vezes converso com eles sobre meu afastamento, eles não aceitam muito. Há uma identificação muito grande entre o rancho e eu. A minha posição é a mais ingrata porque sou eu que tenho que chegar e cobrar. Quando componente, apenas dançava, suava a camisa e acabou. Agora é o antes, durante e depois. Porém não que eu me afaste daquilo que gosto, mas estou há 15 anos à frente do rancho PHM”.
Segundo o presidente Justiniano, a emoção da comemoração deste aniversário foi a mesma que há 25 anos na sua fundação. “1/4 de século é algo muito marcante”.