Da Redação
Universidades portuguesas e brasileiras assinaram um memorando de entendimento entre universidades chinesas e de países de língua portuguesa, na China.
No âmbito da 2ª mesa redonda sobre a cooperação internacional no setor do ensino superior entre a província chinesa de Jiangsu, Macau e os Países de Língua Portuguesa, realizada em Macau no último 23 de outubro, foi assinado um memorando de entendimento entre 23 instituições chinesas e de Países de Língua Oficial Portuguesa.
A academia de Aveiro é uma das instituições signatárias e, na reunião, esteve representada por Gonçalo Paiva Dias, Vice-reitor para os assuntos acadêmicos.
O documento foi assinado pelas universidades de Aveiro, do Porto e de Évora, por oito universidades chinesas da Província de Jiangsu, por nove universidades e institutos de Macau, por duas universidades brasileiras e por uma universidade moçambicana.
O memorando estabelece uma plataforma de colaboração entre as instituições signatárias que permitirá desenvolver, entre outras, atividades como a mobilidade de estudantes, docentes e pessoal técnico, o desenvolvimento de novos programas de formação e a colaboração ao nível da investigação e da consultoria.
A assinatura do memorando foi precedida de uma visita da comitiva internacional à província chinesa de Jiansgu, de 19 a 22 de outubro, em que foram visitadas as universidades de Suzhou, Yangzhou, Normal de Nanjing e Nanjing Xiaozhuang, assim como o Departamento de Educação do Governo Provincial de Jiangsu.