novembro 2014

Cante alentejano classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

A distinção foi aprovada na manhã de 27 de novembro, pelo Comitê Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, que está reunido esta semana em Paris (França). O comitê aprovou a candidatura do cante alentejano e a sua inscrição na lista representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, assim como a Capoeira.

Cante alentejano classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco Leia mais »

Unesco reconhece Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Com o título, a prática cultural afro-brasileira que é, ao mesmo tempo, luta, dança, esporte e arte, reúne-se agora ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA), à Arte Kusiwa- Pintura Corporal (AP), ao Frevo (PE) e ao Círio de Nazaré (PA), também reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Unesco reconhece Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade Leia mais »

Lançado o Dicionário Global da Língua Portuguesa em Lisboa

O tratamento das entradas está dividido em várias seções (exemplos – ou provérbios –, locuções, idiomatismos e combinatórias) de forma a ajudar o leitor a encontrar com rapidez o que procura saber. O Dicionário inclui a etimologia de todos os vocábulos e registra os contributos dos diversos países de língua oficial portuguesa.

Lançado o Dicionário Global da Língua Portuguesa em Lisboa Leia mais »

Passos diz que explicar quebra do desemprego com emigração é falso

O primeiro-ministro realçou que Portugal tem sido um país de emigração desde há muitos anos e “hoje não é muito diferente de 2007 ou 2008”, tal como acontece com outros países como a Irlanda. “Estamos a criar mais emprego do que há dois anos e as novas empresas, que criam emprego, são mais do que as que não aguentaram a crise”, prosseguiu.

Passos diz que explicar quebra do desemprego com emigração é falso Leia mais »

Países de língua portuguesa reunidos no Nordeste para um intercâmbio sobre semiárido

O encontro é fruto de compromissos acordados durante a 11ª Conferência das Partes (COP 11) da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), em 2013, na Namíbia. A programação do evento inclui debates institucionais, visitas técnicas de campo a experiências práticas de convivência sustentável com a aridez

Países de língua portuguesa reunidos no Nordeste para um intercâmbio sobre semiárido Leia mais »