11 de julho de 2012

No Rio, professor da Universidade de Coimbra defende luta contra desigualdade

O renomado professor português Boaventura de Sousa Santos, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Portugal, defendeu, durante o evento Rio+20, que “o mercado não deve ser a única forma de o homem de lidar com a natureza”. Segundo este catedrático, “mais do que a erradicação da pobreza, a sociedade deveria lutar contra a concentração de renda e desigualdade”. Boaventura pregou ainda uma reforma do sistema político.

No Rio, professor da Universidade de Coimbra defende luta contra desigualdade Leia mais »

Rio+20: Pavilhão de Portugal mostrou potencialidades lusitanas

Portugal montou um grande pavilhão no Parque dos Atletas, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, com o intuito de mostrar ao mundo as suas ações, inovações e know-how em torno da temática do desenvolvimento sustentável. Ao lado da exposição de outras nações, e próximo ao Riocentro, a estrutura portuguesa, que presou pela beleza e imponência, recebeu o suporte e a iniciativa de laboratórios associados, empresas e instituições públicas e privadas.

Rio+20: Pavilhão de Portugal mostrou potencialidades lusitanas Leia mais »

Em São Paulo, pesquisadora de Coimbra defende a partilha de conhecimento para enfrentar a crise

Em 18 de junho, aconteceuem São Pauloa Conferência Internacional de Psicologia e Gestão Diálogo Brasil-Portugal, tratando dos assuntos de Gestão do Conhecimento e processos de sucessões. O evento aconteceu na Universidade Metodista de São Paulo,em São Bernardodo Campo, e contou com a presença da pesquisadora da Universidade de Coimbra, Leonor Cardoso, falando sobre as semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal na área de Gestão do Conhecimento.

Em São Paulo, pesquisadora de Coimbra defende a partilha de conhecimento para enfrentar a crise Leia mais »

Fundamentalismo Ateu

Voltávamos, Francisco Rezek e eu, de uma posse acadêmicaem Belo Horizonte, quando ele utilizou a expressão “fundamentalismo ateu” para referir-se ao ataque orquestrado aos valores das grandes religiões que vivemos na atualidade. Lembro-me de conversa telefônica que tive com o

Fundamentalismo Ateu Leia mais »

Vinho: mocinho ou vilão?

Especialistas alertam que para fazer bem, é necessário o consumo do tipo certo de vinho. O consumo de vinho em benefício à saúde está se tornando um hábito entre os brasileiros, entretanto, devido à falta de informação, muitas pessoas optam por tipos de vinho que não possuem as propriedades necessárias para favorecer o organismo.

Vinho: mocinho ou vilão? Leia mais »