“Estes anos bons do Lula foram benéficos ao país, e como somos parte integrante deste país e uma comunidade vibrante, que trabalha muito, só podia ter melhoras” diz o economista Julio Rodrigues.
Mundo Lusíada
Mundo Lusíada >> O presidente do Clube Português, Rui Mota, o Dr. Julio Rodrigues, presidente do Banco Banif e da Casa de Portugal São Paulo, e cônsul-geral de Portugal em SP, José Guilherme Ataíde. |
O ano de 2010 foi marcado por uma série de atividades promovidas pela comunidade luso-brasileira. Ativas, as associações portuguesas receberam centenas de convidados no ano na promoção da cultura portuguesa no Brasil.
Para o economista Dr. Julio Rodrigues, 2010 foi um ano excepcional para o Brasil, em crescimento e desenvolvimento, no encerramento de dois períodos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Até por não ser brasileiro, não devo criticar o presidente de uma outra nação. Mas o Lula é uma pessoa carismática, dedicada, e teve a sorte que o mundo passou por um período de crescimento muito grande, novas potências e lideranças, como a China por exemplo. E o Brasil como celeiro da agropecuária e de matéria-prima, e porque não um celeiro industrial, se aproveitou muito disso” afirmou.
Segundo Rodrigues, se não fosse a crise financeira internacional, o mundo estaria numa situação melhor. O Brasil, que já figura como 8ª potência, estaria ainda melhor, afirma ele que é presidente do Banco Banif Brasil e da Casa de Portugal São Paulo.
“Estes anos bons do Lula foram benéficos ao país, e como somos parte integrantes deste país e uma comunidade vibrante que trabalha muito, só podia ter melhoras”. Citou inclusive a Ceia de Natal da Casa de Portugal, marcada para 21 de dezembro, a qual tem seus convites esgotados há mais de uma semana de antecedência. O evento contará com mais de 700 pessoas e novamente será “uma festa memorável” afirma.
“A nossa comunidade tem que se orgulhar. Eu me orgulho muito como parte integrante e fico feliz de ver que a comunidade progressista, otimista e trabalhadora. Nós somos um exemplo para a paulicéia e para este país”.
Também o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, José Guilherme Queiroz Ataíde, sem contar a situação econômico-financeira de Portugal, afirmou que 2010 foi um ano de otimismo para a comunidade e muito bom para a economia do Brasil. “O Consulado continua a prestar um apoio muito grande aos seus usuários. Nós aumentamos o horário neste final de ano para responder as demandas dos usuários, e o Consulado esta respondendo bem. Isso me deixa muito contente” diz o cônsul-geral.
Segundo ele, a comunidade portuguesa tem apoiado o Consulado de Portugal em São Paulo. “O Conselho com as lideranças da comunidade tem dado um grande apoio” afirma.Para o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Antonio de Almeida e Silva, com exceção da falta de verba à Provedoria da Comunidade Portuguesa, que anualmente vinha do governo português, o calendário de eventos da Comunidade mostra a vitalidade das associações portuguesas em São Paulo.
“Foi uma profusão de eventos de janeiro à dezembro, não conseguimos mais dar conta. O que mostra que nossas associações ainda estão com vigor, apesar de algumas pessoas dizerem que o movimento associativo dá sinais de cansaço. Não. As associações estão trabalhando bastante” afirma o presidente do CCLB.