Mundo Lusíada
O queijo original de Minas Gerais já virou uma paixão nacional. Os sabores do popular e autêntico Queijo Minas são a inspiração para o 1º Festival do Queijo Minas Artesanal, que acontece em Belo Horizonte.
Os melhores queijos das sete regiões produtoras, chefs de cozinha renomados e seus pratos especiais, cervejas artesanais, vinhos e azeites mineiros que harmonizam com os queijos, além da escolha popular do Melhor Queijo do Festival, cursos e palestras, estão na programação do evento.
O festival acontece de 28 de julho a 30 de julho, na Serraria Souza Pinto, e vai reunir produtores das sete regiões com certificação de origem: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro, que são destaque nesse segmento da economia.
Para ser considerado Queijo Minas Artesanal, o produto deve ser feito com leite cru, não pasteurizado, sadio, integral e recém-ordenhado. O processo produtivo também precisa cumprir as normas de equipamentos, higiene, controle de saúde dos animais e dos trabalhadores, embalagem e comercialização. São elas que garantem ao consumidor um queijo genuíno e com alto padrão de qualidade.
O evento também terá um festival gastronômico com chefs renomados, que vão apresentar pratos especiais. Os visitantes ainda poderão harmonizar os queijos com azeites, cervejas e vinhos mineiros. Ainda dentro da programação do evento, estão cursos, palestras e degustações, além do Espaço Kids.
No dia 28 o festival abre das 19h às 23h, no dia 29 das 12h às 22h, e no dia 30 das 10h às 18h. A Escolha do Melhor Queijo do Festival vai acontecer dia 29 a partir das 14h com a votação do público, e dia 30 a partir das 12h, a premiação dos ganhadores.
Ingressos estarão disponíveis no local ou antecipados por meio do site http://www.sympla.com.br/.