Da Redação
175 professores que lecionam física, química, matemática, pedagogia e língua portuguesa em escolas públicas de educação básica seguem este mês para Portugal. Selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores em Portugal (PDPP) para estudar nas universidades de Aveiro e do Porto, eles farão cursos de desenvolvimento profissional.
A seleção compreende educadores matriculados em cursos do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) e supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), ambos da Capes.
As áreas com maior número de selecionados são as de química e física, que somam 100 vagas. Dos 50 educadores que lecionam física, metade faz a formação na Universidade de Aveiro, no período de 13 a 24 de janeiro. Os outros 25, na Universidade do Porto, de 13 a 31 de janeiro.
Os 50 selecionados de química também se dividem entre as duas instituições. Em Aveiro, de 3 a 19 de fevereiro. No Porto, de 13 a 31 de janeiro. A Universidade de Aveiro também recebe 25 professores de matemática, de 21 de janeiro a 21 de fevereiro, e 25 de pedagogia, de 13 a 27 de janeiro. Professores de língua portuguesa vão receber formação na Universidade do Porto de 13 a 31 de janeiro.
Os custos de viagem e dos estudos em Portugal serão de responsabilidade do governo federal, que garantirá passagens aéreas nacionais e internacionais, despesas de deslocamento da residência ao aeroporto, no Brasil, e dos trajetos em Portugal; alojamento, alimentação, ajuda de custo de 250 euros (R$ 808) e seguro saúde de 90 euros (R$ 290).
Além deles, um grupo de 526 professores que lecionam inglês em escolas públicas do ensino fundamental e médio também vai embarcar para os Estados Unidos para fazer capacitação intensiva em universidades.
As aulas começam em 13 de janeiro e seguem até 21 de fevereiro. Os professores foram selecionados pelo mesmo programa, e os cursos intensivos têm duração de seis semanas e abrangem atividades acadêmicas e culturais.
Os objetivos do governo federal ao oferecer a capacitação são os de valorizar os profissionais das redes públicas de educação básica e fortalecer o domínio das habilidades linguísticas — compreender, falar, ler e escrever em inglês.