10º Encontro de Concertinas e Festa da Vindima reuniu grande público na Praia Grande

Por Odair Sene

A Casa de Portugal de Praia Grande realizou no dia 03 de março seu 10º Encontro de Concertinas e Festa da Vindima em um mesmo evento organizado pelo Grupo Folclórico da entidade com total apoio da diretoria.
A Tradicional Festa da Vindima, que representa a colheita e a pisa das uvas, animada pelas Concertinas de um grande grupo de componentes de diversas entidades e grupos, formando aí uma grande confraternização com som folclórico que o público bem aprecia. O convidado ganhou uma bonita cesta de uvas. A casa dispunha esta noite de 350 quilos do produto que é também muito apreciado pelo público. No cardápio um farto churrasco com acompanhamentos além dos tradicionais doces e petiscos portugueses vendidos à parte.
Tudo isso marcou o primeiro evento do ano e também o primeiro do reeleito presidente Albino de Abreu Ferreira, que voltou ao comando da diretoria após quatro anos. Segundo ele, em conversa com o Mundo Lusíada, dirigir uma entidade grande como é o caso da Casa de Portugal, é fácil, porém quando se pode contar com apoio dos pares que formaram sua diretoria.
“As vezes temos imprevistos, como hoje que tínhamos 450 convites vendidos e apareceram aqui mais de 500 pessoas, e nós não podemos deixar essas pessoas irem embora, temos que acomodá-las, é uma questão de boa vontade e cooperação de todos”, disse ele que fez questão de citar o maior apoio que teve, vindo do filho Luís Augusto, que era o diretor de folclore da gestão passada.
“Esse menino está na casa desde seus 14 anos a tocar no grupo, hoje é diretor de obras e foi quem me deu uma força muito grande”, referiu Albino que está em fase de expansão da Casa de Portugal, vai abrindo espaço para a área de esportes especialmente com a nova modalidade, o Tênis, contando com professor e uma gama já grande de alunos.
“Estamos fazendo uma outra quadra, de saibro, quase pronta, que deve melhorar ainda mais a modalidade”, disse lembrando que a casa segue abrindo espaço para promotores realizarem grandes eventos musicais, shows artísticos, e a casa vai ficando cada vez mais conhecida na região. “Para você ter uma idéia, até o final deste ano o espaço já está reservado para pelo menos quatro shows de grande porte, como o show do Daniel que aconteceu dia 23/02 e outros quatro até o final do ano”.
Internamente a casa se mantém estruturada no folclore e, automaticamente ambos se fortalecem, sendo hoje dirigido pela Carla (Ana Carla Diogo Lemos) que vem contando com todo o apoio da Renata Ferreira (que é neta do presidente). “Pelo amor que a Renata tem pelo folclore ela está dando seu apoio à Carla, embora ela e o marido estejam também integrando o Pedro Homem de Mello [de SP]. Mas aqui está sempre pronta para ajudar”, diz o Sr. Albino que vem contando com a Carla também como “ensaiadora”.
Para o presidente Albino Ferreira, sua primeira festa foi um sucesso, pelo público presente, pelas concertinas, pela parte da vindima, etc. “A Casa de Portugal faz a vindima desde que a casa existe, há mais de 30 anos”, disse para defender o lado tradicional do evento. Albino Ferreira promete estar muito empenhado, junto dos demais diretores, para incrementar esta parte sócio-esportiva, com o Tênis, mas além disso vai reformar banheiros e outras áreas mais críticas. A Casa de Portugal (que é distinguida na Prefeitura como entidade cultural) tem uma área de 50 mil metros, e precisa saber bem o que fazer com isso tudo. “Sim, temos muito espaço e além do folclore temos o Tênis, a malha, a quadra ao lado, então temos que ir melhorando as coisas para os frequentadores”, disse Albino agradecendo, ao final, a boa parceria que tem com o Mundo Lusíada.
Confira a Galeria de Imagens do evento no Facebook do Mundo Lusíada >>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *