10 de Junho: Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Por José Cesário

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Jose Cesário, nas dependências do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro. Foto Igor Lopes/Mundo Lusíada
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Jose Cesário, nas dependências do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro. Foto Igor Lopes/Mundo Lusíada

Saúdo todas as Portuguesas e todos os Portugueses, residentes no estrangeiro, no momento em que estamos prestes a celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas de 2013.

Estas celebrações ocorrem num momento particularmente delicado da nossa História, em que estamos a desenvolver todos os esforços possíveis para inverter a difícil situação económica e financeira em que vivemos desde há alguns anos.

Sabemos que esta conjuntura tem atirado muitos Portugueses para a “aventura” da emigração, em circunstâncias por vezes extremamente delicadas, verificando-se diversas situações difíceis que têm condicionado negativamente a vida de muitos deles.

Porém, também sabemos que as nossas Comunidades têm conseguido afirmar-se nos respetivos países de acolhimento, tornando-se igualmente muito mais visíveis no nosso País.

O facto de diversas instituições terem finalmente começado a olhar para estas Comunidades como parceiros indispensáveis para a promoção externa dos nossos interesses e para o próprio desenvolvimento local, merece um particular destaque, percebendo-se agora perfeitamente a real dimensão humana do nosso País, nem sempre devidamente compreendida no passado.

Em termos políticos, culturais, económicos ou sociais é hoje muito claro que as Comunidades Portuguesas têm um potencial extraordinário para a nossa presença no exterior, que todos temos de aproveitar em benefício do interesse nacional.

Saúdo assim, nesta data, os vários milhões de Portugueses, na sua maior parte já nascidos no estrangeiro, que se encontram um pouco por todo o Mundo, na certeza de que, ao fazê-lo, estou a saudar um Portugal de bem mais do que 15 milhões de pessoas, o que nos dá uma dimensão única.

Daí a importância das políticas de ligação às Comunidades Portuguesas que estamos a tentar concretizar, permitindo-me salientar, neste momento, os passos dados em vários domínios.

Em primeiro lugar, assinalo o sucesso das novas permanências consulares realizadas com equipamentos móveis, que nos têm permitido alargar o atendimento consular a mais de uma centena de cidades onde até hoje não havia qualquer apoio consular.

Depois, quero igualmente destacar o início do processo de avaliação e certificação do Ensino Português no Estrangeiro, que se encontra em curso, e que se traduzirá numa clara melhoria da qualidade deste sector de ensino.

Finalmente, não posso deixar de assinalar a intensa atividade de promoção da participação cívica e política, que tem tido lugar um pouco por todo o Mundo, começando a surgir novas redes de contacto entre políticos, dirigentes associativos, agentes culturais, empreendedores económicos e promotores sociais, que terão inequívoco impacto na futura organização das nossas Comunidades.

Por tudo isto, vale a pena celebrar este Dia de Portugal, pensando na nossa Diáspora, valorizando tudo o que ela significa em termos de sucesso, sem esquecermos os problemas e as dificuldades que muitos dos nossos também atravessam.

Lisboa, 10 de Junho de 2013

 

José de Almeida Cesário
Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, pelo 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *