Da Redação
Até 20 de junho, o Elevador Lacerda está iluminado nas cores verde e vermelha. A razão é uma homenagem da Prefeitura do Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem pública (Semop), ao 10 de Junho, data em que diferentes capitais do mundo celebram o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Em Salvador, a comemoração é promovida pelo Consulado Geral de Portugal e as Instituições Portuguesas na Bahia, com o patrocínio de empresas portuguesas no Estado e o apoio da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal. O Dia de Portugal foi celebrado em uma cerimônia para convidados, no Gabinete Português de Leitura no dia 10.
De acordo com a Cônsul-Geral de Portugal na Bahia, Nathalie Viegas, este ano o destaque da celebração, que visa valorizar elementos da cultura lusitana, foi a região do Porto e Norte de Portugal.
“O Brasil é o terceiro mercado emissor de estrangeiros para essas regiões do país, no ranking top 10 dos mercados internacionais. Entre os principais pontos que despertam a curiosidade pelo destino estão a descoberta da região do Douro, com os seus cruzeiros e as visitas enoturisticas às quintas produtoras de vinho do Porto, entre outros aspetos”, ressalta a Cônsul.
Durante a solenidade, foi feita uma apresentação com os produtos e serviços que compõem e distinguem a cidade do Porto e o Norte enquanto destinos portugueses, seguidos da degustação dos sabores típicos, acompanhados de provas de vinhos.
“Esta iniciativa de promoção turística do destino tem como objetivo aumentar a captação de turistas brasileiros. De recordar que o Brasil é o terceiro mercado emissor de dormidas de estrangeiros para o Porto e Norte de Portugal no ranking top 10 dos mercados internacionais”, destaca a Cônsul, Nathalie Viegas.
A cônsul também acrescenta que no caso de Salvador, que conta com a existência de um voo direto da TAP para o Porto, assiste-se à emergência de um novo perfil de turistas com poder econômico e que revela um interesse crescente por experiências culturais e gastronômicas de elevada qualidade. “Entre os principais pontos que despertam a curiosidade deste segmento pelo destino são referidos a descoberta da região do Douro e as visitas às quintas produtoras de vinho do Porto, entre outros aspetos”, complementa.