Estância de São Roque comemora 355 anos com cultura portuguesa

Da Redação

Grupo Folclórico Vasco da Gama de Santos, uma das atrações em São Roque.

A Estância Turística de São Roque, situada a 60km de São Paulo, comemora seus 355 anos com atrações variadas que vão desde a missa campal, o enfeite dos tapetes, a procissão e shows. Este ano, o destaque será a projeção mapeada em 3D com efeitos extraordinários, contando a história das Festas de Agosto. Além disso, o padre Juarez de Castro celebrará o aniversário da cidade com suas músicas. O evento ocorre do dia 03 ao dia 16 de agosto.

Entre os destaques está o desfile cívico tematizado, que este ano homenageará o Ano de Portugal no Brasil, com o tema: “Uma Casa Portuguesa, com certeza!”. O desfile contará com quatro grupos folclóricos portugueses que retratarão as diversas realidades e regiões do país. são eles: Casa Ilha da Madeira, Típico Madeirense, Vasco da Gama e Portuguesa de Desportos. Além disso, haverá participação da cantora fadista Ciça Marinho e toda a comunidade portuguesa presente na cidade de São Roque.

O vinho, um dos produtos mais conhecidos do município, entra na comemoração com os caminhões das vinícolas decorados. O público ganha vinho e suco de uva, para beber no local.

Para inovar, a organização investiu na projeção mapeada em 3D. Com essa técnica é possível criar ilusões visuais através da projeção de filmes sobre superfícies variadas. Ela permite que um vídeo seja projetado, sem distorções, sobre formas complexas e, em São Roque, a superfície da Igreja da Matriz servirá de tela para a projeção. “Esperamos contar com emoção a história da festa, retratando momentos marcantes para o público, como a entrada dos carros de lenha, a confecção dos tapetes de serragem e a saída das imagens do santo padroeiro e Nossa Senhora da Assunção, indo de encontro ao povo”, conta Roque Silva, um dos festeiros das Festas de Agosto 2012. As apresentações terão aproximadamente 10 minutos e serão exibidas do dia 05 ao dia 13 de agosto às 20h30.

No dia 5 de agosto, ocorre a tradicional entrada dos Carros de Lenha, com dezenas de carros de boi atravessando a cidade e resgatando à memória o tempo em que eram responsáveis pelo transporte, mantendo assim as antigas tradições. Trata-se de uma história de 131 anos, quando o então padre da cidade precisou de recursos para trazer o santo padroeiro da França. Ele pedia como doação as lenhas, produto que poderia vender e arrecadar fundos. Hoje o santo é um tesouro religioso e artístico, pois é a única imagem de São Roque talhado em madeira do século XVII.

Entre os dias 03 e 16 de agosto, há a quermesse nas principais ruas da cidade, composta por barracas da própria Paróquia São Roque e demais entidades assistenciais da cidade, as quais oferecem comidas variadas.

Nos dias 15 e 16 de agosto a paróquia promove o Episódio das Alvoradas, que ao nascer do sol a população acorda com uma grande queima de fogos e replicar dos sinos da igreja. Os interessados em participar da festa são recebidos ao som de uma banda e um café da manhã. Simultaneamente a essa confraternização, o Bando Precatório, composto por crianças e jovens, geralmente meninas, vestem-se de branco caminhando pelas ruas da cidade. Ao percorrer os logradouros, entregam medalhas de São Roque e de Nossa Senhora da Assunção. Essa é uma tradição portuguesa que chegou ao município também para angariar fundos, sendo que hoje elas distribuem imagens dos santos e convidam o público para a missa das 10 horas.

No dia 15, às 17h, ocorre a procissão de Nossa Senhora da Assunção, que conta com 40 estandartes bordados a mão. No Brasil é o cortejo que tem mais andores e todos carregam os títulos da ladainha de Nossa Senhora.

No dia 16, há a missa campal, às 10h na Igreja Matriz. Em seguida, os sãoroquenses e os turistas podem ajudar na preparação dos tapetes que enfeitam toda a cidade. Para a fabricação dos mesmos, são utilizados mais de 800 sacos de serragem (de 10 quilos cada um). Uma boa quantia é tingida à mão pelos próprios paroquianos e, o restante, é utilizado ao natural. Os desenhos contam passagens religiosas, remetem as histórias do santo padroeiro e pontos turísticos da cidade. A montagem tem a participação de mais de 500 pessoas, entre elas, os alunos da rede municipal. Depois de decoradas, as ruas servem como cenário para a procissão que ocorre às 17 horas.

1 Comment

  1. São Roque cidade que aprendi a conhecer e gostar. A sua história está muito ligada à colonização portuguesa, toda a sua história e fundação é portuguesa. D´pois com a vinda da emigração italiana também estes se fixaram e ajudaram a desenvolver e deixaram sua marca na bela cidade. Parabéns por esta iniciativa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: