Presidente da Comissão Europeia cumpre agenda em Brasília e Rio

Presidente Dilma Rousseff durante encontro no Palácio da Alvorada com José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia em 18 de julho. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Presidente Dilma Rousseff durante encontro no Palácio da Alvorada com José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia em 18 de julho. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Mundo Lusíada
Com agencias

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, está no Brasil para visita oficial de 17 a 21 de julho. Na ocasião, o português se encontrou com a presidente Dilma Roussef em Brasília, para discutir as relações Brasil-União Europeia, e também as negociações do Acordo de Associação entre a UE e o Mercosul.

Após a reunião com a Presidente, Durão Barroso foi homenageado com um almoço no Itamaraty, oferecido pelo Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado. Na sequência, o Presidente da Comissão Europeia realizou visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Augusto Nardes.

Na parte da tarde, ele seguiu para uma viagem ao Rio de Janeiro, onde se encontra com o governador Luiz Fernando de Souza, e com o prefeito Eduardo Paes.

Dia 19, no sábado após um café da manhã oferecido pelo Prefeito do Rio, ele segue ao Projeto Porto Maravilha, aproveitará para conhecer o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) e também para visitar o Museu Casa Daros (onde visitará a Coleção Daros Latino-Americana, focada em temas ligados á arte e à educação).

O português que preside a Comissão Europeia esteve no Brasil no último mês de fevereiro, para o VII Encontro Empresarial Brasil-União Europeia.

A União Europeia, em seu conjunto, é a principal parceira comercial do Brasil. Em 2013, o volume do intercâmbio comercial somou US$ 98,5 bilhões, o equivalente a mais de 20% do comércio exterior brasileiro. Os investimentos diretos europeus no Brasil montaram, no ano passado, a US$ 24,5 bilhões, equivalente a 50% do total investido no País.

Honoris causa

Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ainda em Brasília, Durão Barroso recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília. O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília aprovou por aclamação, em 4 de julho, a concessão do título.

O diretor do Instituto de Relações Internacionais, Eiiti Sato, ressaltou o sentido simbólico da decisão do Consuni. “Ao homenagear Durão Barroso, colocamos em destaque a própria União Europeia. Essa experiência política é uma das mais fantásticas nas relações internacionais. Marca um período promissor: são 70 anos em que aquela região não se vê envolvida em conflitos. Não foi a União Europeia que trouxe essa paz, mas ela desempenhou um papel extremamente importante nesse processo”, destacou Sato.

E no dia 21 no Rio, Barroso ainda deve fazer um discurso de abertura num seminário sobre o papel da UE e do Brasil no atual cenário internacional, organizado pela Fundação Getúlio Vargas.

Além disso, frente à importância do bloco europeu para a economia brasileira, o diretor da FGV/EPGE Rubens Penha Cysne chama atenção para outro ponto-chave que deverá ser discutido na ocasião. “Uma das questões mais importantes da atualidade econômica diz respeito ao potencial conflito de longo prazo na Zona do Euro. Há uma única moeda para 18 países (dos 28 da União Europeia), mas ganhos dinâmicos de produtividade bastante diferenciados entre os mesmos. Colocado de outra forma, não há efetivamente taxa de câmbio nominal, mas o câmbio real de países com maior aporte de produtividade deprecia-se continuamente, facilitando suas exportações líquidas. Isto tem gerado contínuos desequilíbrios macroeconômicos e forte potencial para conflitos políticos. Como se dará a evolução desse processo daqui para a frente é um tema que poderá ser abordado na palestra”, explica o professor, coordenador do evento.

“Europa e Brasil no Atual Contexto Internacional” acontece no Edifício Sede da FGV, no Rio de Janeiro, das 10h às 12h. A entrada é gratuita.

No período da tarde de segunda, o Presidente da Comissão Europeia será homenageado com um almoço oferecido pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, com a participação de empresários.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: