Ministro português Paulo Portas chega ao Brasil

Da Redação
Com agencias

Em Moçambique, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, fala aos jornalistas após o encontro com o seu homólogo de Moçambique, 25 de julho em Maputo. Foto: ANTÓNIO SILVA/LUSA

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, iniciou uma visita oficial de dois dias ao Brasil. Nesta terça-feira, Portas é recebido no Itamaraty pelo seu homólogo brasileiro, ministro das Relações Exteriores, António Patriota, seguindo-se uma conferência de imprensa conjunta.

De acordo com a Embaixada de Portugal, do programa da visita fazem parte  encontros com jornalistas, agentes culturais brasileiros e membros da comunidade portuguesa de Brasília.

Para a imprensa, o ministro português declarou que Brasil e Portugal devem dar “um salto muito grande nas relações econômicas” disse Portas. “Os governos devem estar aqui para conseguir dar um incentivo forte a essas relações, mas respeitando evidentemente a economia de mercado, porque são as empresas que fazem seus negócios todos os dias, e a desbloquear problemas que possam ser desbloqueados”.

Já no aeroporto de Brasília, Paulo Portas participa no ato de inauguração do Projeto Piloto RAPID Lisboa/Brasília de verificação eletrônica de passaportes. A noite tem um jantar com alguns dos principais empresários portugueses no Brasil e brasileiros em Portugal.

O Projecto Piloto RAPID Lisboa/Brasília resultou de um acordo entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal e o Departamento de Policia Federal da República Federativa do BRASIL, tendo sido instalados dois sistemas RAPID no Aeroporto JK em Brasília, um no embarque e outro no desembarque internacional. No Aeroporto da Portela, em Lisboa, ficarão disponíveis o mesmo número de equipamentos que funcionarão de forma semelhante.

O RAPID aplica-se, numa primeira fase, apenas aos nacionais de ambos os países, titulares de passaportes diplomáticos ou especiais/oficiais eletrônicos e, numa segunda fase, no Aeroporto Internacional de Brasília, também aos passaportes brasileiros eletrônicos (com chip).

O Sistema de Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente (RAPID) é um equipamento pioneiro que permite a fiscalização automática dos passageiros nacionais da União Europeia com passaporte eletrônico.

Desenvolvido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e pela empresa portuguesa Vision-Box, o Sistema RAPID está já instalado em todos os aeroportos internacionais portugueses. É um sistema inovador, a nível mundial, que permite o controle automático dos passageiros portadores de passaportes eletrônicos.

Reduzindo o tempo de travessia da fronteira  a  menos de 20 segundos por passageiro, o RAPID é um sistema altamente inovador que confere impulso significativo à eficiência dos meios, tornando significativamente mais rápido e seguro o movimento no controle das fronteiras, comunicou a Embaixada de Portugal em Brasília.

LEIA MAIS >> Paulo Portas pede um “salto” nas relações econômicas entre Brasil e Portugal

LEIA MAIS >> Aeroportos: Tecnologia portuguesa é testada em Brasília

LEIA MAIS >> Primeiro-Ministro confirma presença no centenário da Câmara Portuguesa do Rio

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: