Governo português disponível para discutir aumento do salário mínimo este ano

Da Redação

PrimeiroMinistro_PassosCoelho

O primeiro-ministro português disse em 06 de abril que o Governo está disponível para fazer concessões na Concertação Social, admitindo levar para cima da mesa a discussão da melhoria do salário mínimo nacional e a revisão das condições da negociação coletiva.

“Digo hoje perante o país que o Governo está disponível para aprofundar o esforço de concertação (…) de modo a trazer para cima da mesa a discussão da melhoria do salário mínimo nacional e a revisão do que tem a ver com as condições da negociação coletiva”, disse Pedro Passos Coelho durante a sua intervenção no encerramento do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Social Democratas, em Albufeira.

O primeiro-ministro disse que o Governo “está disponível para fazer concessões”, acrescentando que aguarda também que a mesma disponibilidade seja manifestada pelos parceiros sociais.

“Precisamos de mostrar uma grande abertura para esse diálogo, na medida em que isso só reforça as condições de confiança da nossa recuperação enquanto país e, portanto, beneficiamos todos”, indicou.

Na oposição, António José Seguro questionou o primeiro-ministro. “O que é que fez mudar o primeiro-ministro? Terá sido a proximidade de eleições? Terá sido o facto de na Alemanha se ter fixado o salário mínimo em 8,5 euros à hora? Terá sido pelo facto de no Partido Socialista, entre outros, termos insistido e reiterado da necessidade do aumento do salário mínimo nacional?”. Segundo ele, apenas o primeiro-ministro e o Governo têm estado fora deste “consenso”.

O Bloco de Esquerda (BE) reclamou um aumento do salário mínimo nacional de 485 para 545 euros, uma “indispensável” forma de trazer maior justiça social para Portugal. “Não é a primeira vez que Pedro Passos Coelho promete que mexe no salário mínimo nacional e recua. Esperamos que desta vez, e pressionado pela realização de eleições europeias a curto prazo, esta promessa seja para cumprir. Mas é preciso dizer que isto vem quatro anos atrasado”, declarou o coordenador do Bloco João Semedo.

O valor do salário mínimo nacional pago em Portugal é de 485 euros.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: