Mundo Gastronômico: Como fazer Panetone

Por Bete Carneiro

Olá leitores e leitoras, estamos em dezembro, conhecido como o mês de festas. Estamos finalizando mais um ano. Como sempre falamos “o ano voou”, para algumas pessoas com a graça de Deus, pois assim os problemas se foram com ele, e assim podendo ter a esperança de um ano novo melhor. Para aqueles que acham não ter conseguido atingir suas metas, lembre-se que sempre existe uma esperança maior para o novo ano.

Entrar no mês de Dezembro, é entrar num mês mágico, é sentir a presença do Menino Jesus em tudo que fazemos, devido a montagem da árvore de Natal, a arrumação do presépio, a organização das sacolinhas de natal para as crianças, entre outras coisas. Sem falar das comidas, assados, doces, das reunião em família. Realmente é maravilhoso, é quando unimos a família em torno de reviver um propósito muito grande, o propósito do nascimento de Jesus. É reviver os passos de Maria e José até a chegada dos reis Magos.

Convido você a viver o Natal, mas não pensando em supermercados, compras, arrumação de casa. Convido sim a voltar a ser criança e relembrar o que mais você esperava nesta data. Quais as lembranças que você traz consigo e tenta repassar para seus filhos? Qual cheiro ficou preso em suas memórias de criança? Qual presente ou momento que marcou sua vida?

Para viver o Natal, precisamos estar de alma limpa, coração aberto, e assim o sentimento da compaixão de Deus nos penetrará e nos encherá de graças.

Eu me lembro do tempero do pernil, que em contato com o calor do forno, espalhava um agradável aroma na casa toda. Lembro-me também do cheiro do panetone, todos sentados em volta da mesa, e minha mãe cortando um pedaço para todos, e a gente (criança) cutucando o panetone para comer somente as frutinhas… bons tempos.

Por esta lembrança ser tão forte, trago hoje uma invenção de um jovem da cidade de Milão, do século XV. Um pão que lembra a cúpula de uma igreja e que ganhou o paladar do mundo com seu sabor marcado pelo Natal.

Panetone

Ingredientes:
500 grs farinha de trigo
4 gemas
150 grs açúcar refinado
120 grs de manteiga
150 à 180 ml de leite integral
70 grs de fermento biológico fresco
150 grs de frutas cristalizadas
100 grs uva passa
20 ml de rum
5 grs de sal
5 grs de melhorador (compra em padarias)
1 colher sopa de essência de panetone
A gosto com Raspas de limão ou laranja
30 grs de manteiga própria para folhados – “opcional”, é usado somente na finalização.

Preparo:

1. Fazer uma mistura que se chama esponja com: 100 grs de farinha de trigo + fermento biológico + 100 ml de leite morno. Deixar dobrar de volume.
2. Hidratar as uvas passas no rum.
3. Adicionar a esponja aos ingredientes restantes, exceto as frutas cristalizadas e as uvas passas. Pode sovar com a mão, como pão, ou uvas a badeteira planetária. Sovar até a massa estar macia e elástica. Adicionar o rum.
4. Untar as mãos com manteiga, dividir a massa em duas partes, e acrescentar as frutas cristalizadas e uvas passa, voltar a sovar, para misturar bem as frutas.
5. Bolear as duas partes e colocar em formas untadas com manteiga, próprias para panetone, e deixar fermentar.
6. Após fermentar, fazer uma cruz com estilete no topo e colocar um cubo de aproximadamente 30 grs de manteiga “granadine” – manteiga própria para folhados. Esta manteiga dará umidade interna no panetone.
7. Levar para assar, em forno pré aquecido à 180ºC por aproximadamente 30 minutos.

Bete Carneiro
Consultora Gastronômica, escreve a coluna “Mundo Gastronômico” sobre gastronomia e sua história, no Mundo Lusíada Online.
Site: http://www.doceepimentagastronomia.com.br/

2 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: