Lançamento de livro inspirado na gastronomia tradicional familiar

Publicação compila cores, sabores e aromas das culinárias brasileira e portuguesa que guardam temperos e segredos de família.

 

Da Redação

Eduardo Mina, autor do livro Receitas que alimentam a alma. Foto: Gilson Anunciação
Eduardo Mina, autor do livro Receitas que alimentam a alma. Foto: Gilson Anunciação

O empresário e apreciador de gastronomia Eduardo Mina reuniu cerce de 250 convidados para o lançamento do seu livro “Receitas que alimentam a alma”. Parte do valor arrecadado com a venda do livro, que recebeu um investimento total de R$ 150 mil, será doado à Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer Infantil (APFCC). Representando a associação estiveram presentes no evento Mary Braustein e Rosângela M. Duther.
Filho de portugueses, Eduardo Mina montou seu projeto inspirado no costume de reunir a família em torno da mesa nos almoços e jantares. Motivado por estes episódios, documentou a origem e as histórias que inspiraram cada um daqueles sabores. Ao todo, são 48 receitas, além de textos poéticos, com 18 histórias de personagens que revelam seus segredos culinários.
O coquetel especial aconteceu no Arouca São Paulo Clube, na capital paulista, no sábado, 22 de fevereiro.
Yvette Ferreira Valente Pinto, Antonio Mina, Aurineide Ferreira B. Cabral, Creusa dos Santos Gomes, Margarida Paiva de Azevedo, Eduardo Mina, Clara Duarte, Maria José Teixeira dos Santos, Ana Maria da Silva Santos, Zillah Aragão da Silva, Natividade Maria Pereira Cardoso, Alberto Valente Duarte, Maria da Conceição S. Ferreira e Nilde Cardoso de Pinho são alguns dos personagens do livro Receitas que alimentam a alma.
Nascido em São Paulo, Eduardo Mina é filho de pais portugueses e tem 40 anos. Empresário e apreciador de gastronomia, o empresário investiu em um projeto que reúne histórias e receitas de família no lançamento do seu primeiro livro, “Receitas que alimentam a alma”.

Receita:
“Arroz de bacalhau com brócolis” (Arroz malandrinho)
Por Maria José Teixeira dos Santos

Ingredientes:
2 xícaras de arroz
½ kg de bacalhau
2 cebolas
3 dentes de alho
2 tomates
1 folha de louro
½ brócolis
Azeite a gosto

Modo de preparo:
1. Fazer um estrugido (refogado) com azeite, cebola picada, alho picado e uma folha de louro.
2. Depois de aloirar a cebola, junta-se o tomate picado sem pele. Deixar apurar, juntar o bacalhau em pedaços pequenos (a gosto) e cozinhá-lo por 15 minutos. Colocar a água em quantidade dobrada do que é utilizada para fazer um arroz comum. Tempera-se com sal e pimenta a gosto e junta-se o arroz. Deixar cozinhar em fogo baixo, por uns 15 minutos aproximadamente. Quando ainda estiver com bastante caldo, junta-se os ramos de brócolis ninja (escaldado) ou ervilha torta (escaldada).
3. Deixar o arroz “malandrinho” (com bastante caldo). É importante não deixar o arroz secar. Apague o fogo quando ainda tiver um pouco de caldo na panela. Deve-se servir imediatamente.
Dica: O bacalhau pode ser substituído por polvo, camarão etc., e o brócolis por cenouras ou outros legumes.

Serviço:
Livro: Receitas que alimentam a alma
Autor: Eduardo Mina
Ano: 2013
Páginas: 180
Formato: 26 X 27,5 cm
Preço sugerido: R$114,00
Projeto gráfico: Alice Hecker e Danielle Lima
Redatora: Samara Sieber
Jornalista responsável: Rosa Vitolo
Fotógrafo: Gilson Anunciação
Tiragem: 3 mil exemplares

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: