Chef cria brownies em homenagem aos países participantes da Copa

Da Redação

BrownieriaFantastica_GastroA Copa do Mundo de 2014 serve de inspiração para a gastronomia. Em Curitiba (Paraná), uma “seleção de brownies” está escalada para entrar em campo. O objetivo é aproveitar o aquecimento da economia: a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR) projeta um aumento de R$ 240 milhões em movimentação financeira no setor de alimentação no estado entre maio e julho, principalmente nas cidades do litoral, Foz de Iguaçu e Curitiba.

Animada com a presença de turistas na capital paranaense, a Brownieria Fantástica desenvolveu um cardápio com ingredientes típicos de alguns dos países participantes do torneio. Para homenagear a seleção brasileira, por exemplo, os ingredientes escolhidos foram amendoim torrado e melado de cana. A inspiração é o tradicional doce pé de moleque.

O brownie com vinho do Porto representa Portugal. “O nutella virou Itália, país de origem da famosa pasta de avelã com chocolate. Para a Alemanha, demos destaque para o brownie de maçã com canela, inspirado nas cucas alemãs quentinhas feitas pelas vovós. A Suíça tem um brownie inspirado em um chocolate suíço, o famoso Toblerone. O Japão ficou com o brownie de gengibre e especiarias do Oriente. E a Bélgica tem um com gotas de chocolate belga”, detalha a chef Andressa Schmidt.

Segundo ela, se for levada em conta a preferência do público, a Itália é a campeã. “Itália é (o brownie) favorito do público”, garante. Outra estreia no cardápio é o brownie preparado com favas de baunilha de Madagascar, escalado para homenagear o México.

A Brownieria Fantástica fica localizada no bairro do Batel, região próxima da Arena da Baixada, estádio que receberá quatro jogos do Mundial. Por conta disso, Andressa estima um aumento de 20% nos lucros durante o período em que cidade vai receber as partidas válidas pela primeira fase da Copa.

Planejamento

De acordo com a Abrasel-PR, o aumento previsto de R$ 240 milhões na movimentação financeira do setor de alimentação no Paraná será fruto do planejamento feito antes do torneio. “Houve preparação, treinamento de colaboradores, planejamento e investimentos para receber turistas brasileiros e estrangeiros”, lembra Marcelo Woellner Pereira, presidente da associação.

Além de cursos gratuitos para garçons e bartenders, voltados para a Copa 2014, os estabelecimentos estão adequando seus cardápios. A Abrasel-PR orienta os bares e restaurantes a traduzirem seus cardápios para até sete línguas. Pereira lembra que a qualidade dos serviços terá de ser compatível ao nível de exigência dos turistas. Segundo o Ministério do Turismo, cerca de 500 mil pessoas visitarão Curitiba durante a Copa: 100 mil estrangeiros e 400 mil brasileiros.

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