Destaques da Semana: Porto dispensa Paulo Fonseca

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Finalmente Porto dispensa Paulo Fonseca

LOGO_fc-portoDepois de 9 meses no comando técnico da equipe, a SAD do Porto comunicou nessa quarta-feira a Bolsa de Valores de Portugal o desligamento de Paulo Fonseca, juntamente com seus auxiliares Nuno Campos e Pedro Moreira. Fonseca, que chegou no Porto há 9 meses, depois de conseguir levar o Paços de Ferreira a uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões, deixa a equipe com apenas um título (o da Super-Taça Candido Oliveira) e na 3ª posição do campeonato português com 43 pontos; atrás do Sporting com 47 e do Benfica com 52; apesar de ter qualificado o time dos dragões para a semifinal da Taça da Liga, da Taça de Portugal e também para as oitavas de final da Liga Europa. Porem, com Fonseca, o Porto registrou nessa temporada a sua pior campanha da historia a nível europeu, quando então obteve apenas uma vitória em oito jogos, ficando no terceiro lugar da fase de grupos da Liga dos Campeões sem qualquer vitória em casa e caindo para a Liga Europa. No total Paulo Fonseca dirigiu o Porto em 37 jogos, vencendo 21, empatando 9 e perdendo 7.

Interinamente assume o seu lugar o técnico da equipe B, Luis Castro. Especula-se que Castro permanecera ate o final da temporada quando então Marco Silva (técnico do Estoril) assumira o cargo, com contrato ate 2016, recebendo algo em torno de 450 mil euros por temporada (pouco mais de 100 mil reais por mês), fora prêmios por objetivos alcançados. A efetivação só não é imediata porque Pinto da Costa se recusou a pagar uma indenização contratual ao Estoril pela quebra do contrato, que só termina no final dessa temporada.

Portugal goleia Camarões

Portugal enfrentou amistosamente nessa quarta-feira a seleção de Camarões no Estádio de Leiria, e nem tomou conhecimento do adversário, aplicando sonora goleada por 5×1, com gols de Coentrão, Edinho, Raul Meireles e dois de Cristiano Ronaldo, que assim bateu mais um recorde, agora o de maior artilheiro da seleção em todos os tempos, suplantando Pauleta que tinha 47 gols e chegando aos 49. Alem desse recorde, Cristiano igualou Fernando Couto em números de partidas defendendo a seleção portuguesa (110 vezes); ficando atrás apenas de Figo, que soma 127 jogos por Portugal. O 3º maior artilheiro da seleção é Eusébio, com 41 gols.

Clubes convocam Assembleia para destituir Presidente da Liga

A reunião do conselho de presidentes que aconteceu nesta sexta em Fátima deliberou (sem a presença ate o final da mesma, e nem na votação, de Sporting, Benfica e Marítimo) convocar para o próximo dia 2 de junho Assembleia Geral Extraordinária visando a destituição de Mario Figueiredo, e consequente eleição de novos membros para os órgãos da Liga e sugestões para reformas estatutárias.

LIGA EUROPA

Já estão definidos os jogos de ida e volta das oitavas de final da Liga Europa, que acontecerão nos próximos dias 13 (ida) e 20 de março (volta), a saber:

AZ Alkmaar, Hol – Anzhi, Rus

Ludogorets, Bul – Valência, Esp

PORTO, POR – Nápoles, Ita

Lyon, Fra – Viktoria Plzen, R. Che

Sevilha, Esp – Bétis, Esp

Tottenham, Ing – BENFICA, POR

Basileia, Sui – Salzburgo, Aut

Juventus, Ita – Fiorentina, Ita

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 21ª jornada terminou nessa segunda, com o Arouca recebendo a Acadêmica às 20h, e perdendo por 3×0.

Já a 22ª jornada começou às 20h desta sexta quando o Rio Ave recebeu a Acadêmica e ficou no empate sem gols.

No sábado, as 20:15h o Braga recebeu o Nacional e venceu por 2×1, na estreia de Jorge Paixão em casa.

No domingo mais 4 jogos.

As 16h Olhanense e Belenenses empataram sem gols; e no mesmo horário o Paços de Ferreira recebeu o Gil Vicente e perdeu por 2×0.

As 17h outros 2 jogos: V.Setubal 2×2 Sporting e Benfica 2×0 Estoril.

E no ultimo jogo do domingo, as 19:15h, o Porto recebeu o Arouca, e goleou por 4×1.

A jornada só termina amanha, às 20h, quando o Marítimo recebe o V.Guimarães.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Arouca

A Câmara Municipal da localidade entrou em litígio com o Arouca e esta cobrando na justiça o acordo feito ano passado que obrigava o clube a pagar a municipalidade 6 mil euros anuais por conta da utilização do Estádio local; fora ainda os gastos com a manutenção do mesmo, água, gás e luz. Enquanto não houver uma decisão final por parte da justiça a equipe do Arouca continuara usando o Estádio, embora não descarte a mudança para outro local.

Braga

Rafa, que estreou pela seleção portuguesa contra Camarões, saiu de campo contundido com uma rotura muscular na coxa esquerda que o afastara dos gramados por 6 semanas, e possivelmente também da lista dos convocados de Paulo Bento para o Mundial (lista essa que sai em maio próximo).

Portugueses no Exterior

Hugo Almeida lesionou-se atuando pelo Besiktas no campeonato turco, e ao se apresentar em Óbidos foi dispensado pelo departamento médico da seleção, não participando do amistoso contra Camarões. Ricardo Costa, com uma lesão no tornozelo esquerdo é outro que foi dispensado.

Nem TV, nem jornal, nem radio. Mourinho será comentarista do Yahoo na fase final do Mundial do Brasil. O treinador explicou que aceitou esse convite por ser um meio de comunicação que abrangera muito mais expectadores do que um rádio ou uma TV podem abranger.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: