Aumenta o número de portugueses que procuram trabalho no estrangeiro

Da Redação
Com Portugal Digital

 

Nos primeiros dois meses do ano mais sete mil portugueses se inscreveram na rede europeia de serviços de emprego. A maioria dos candidatos é jovem e tem ensino superior, segundo informou a rádio TSF.

Perto de 45% dos portugueses que querem emigrar são jovens, têm entre 25 e 34 anos. Cerca de 34% tem o ensino superior e 27,6% o ensino secundário.

No total são já 55.542 os portugueses inscritos nesta rede que ajuda quem quer trabalhar no Espaço Econômico Europeu. No ano passado, eram 36.637 em Maio e 48.695 em Dezembro. Portugal já é o quarto país com mais candidaturas.

Para além da inscrição e apresentação do currículo no site da rede europeia, outro caminho para quem tenta sair do país passa por manifestar esse interesse em Portugal junto do IEFP que também reúne uma série de propostas de emprego lá fora e colabora com outros centros de emprego.

A maioria das ofertas vindas do estrangeiro e disponíveis no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vêm da Alemanha, Reino Unido e países nórdicos (Suécia, Finlândia e Noruega), mas também há trabalhos no Brasil, Angola e Argélia.

As profissões mais procuradas são engenheiros de sistemas e programadores, cozinheiros e ajudantes de cozinha, chefes de mesa, empregados de mesa e barman, engenheiros mecânicos e técnicos de mecânica, vendedores, especialistas na área da informática, chefes de vendas e marketing, soldadores e maçariqueiros.

Em Fevereiro, o IEFP tinha quase 29 mil inscritos que manifestaram interesse em trabalhar no estrangeiro, mais 23% do que em igual mês do ano passado.

2 Comments

  1. Sou um cidadao que me encontro no Brasil sem qualquer emprego tenho 62 anos,ja trabalhei tudo.Ate ja fui sorveteiro,continuo Porteiro Ajudante de carteiro,guia de turismo,Operador teleimpressor no Servico Militar,servente Eventual de Secretaria,e continuo,e Operador de Recolha de dados,Ou Operador de Registos ou Operador Digitador.Vendedor na rua de porta em Porta com uma Micro empresa Cama Mesa e Banho,e por fim comecei a vender Cuecas,e meias.Mas como o meu casamento chegou ao fim talvez nao possa ficar no Brasil.Pensei voltar ao meu Pais,com o pouco dinheiro que vou conseguir da venda da minha casa,eu quero ir para o Algarve Trabalhar naquilo,que trabalhei em ultimo sorvetes.Mas por agora nao tenho ainda esse dinheiro .Peco a V.Exa que me pague a viagens e me arranje qualquer emprego no Algarve.Ate receber a minha parte da minha casa.
    Sem mais subscrevo-me Antonio Luis Esteves Barata

  2. Se voces nao tiverem emprego em Portugal pode ser para os Acores ou Madeira,Eu tenho uma filha em Portugal em Leiria chama-se Carla Ela vive em Leiria Tambem tenho 6 meses de arranjar computadores.tenho Tambem duas Sobrinhas uma fez a pouco tempo um livro,e agora esta fazendo outro e desenha as caricuturas,e pintas.A outra e Dentista.POderia ate ficar no brasil,Mas quando chequei aqui com bastante dinheiro me roubaram um Pastor evangelico chamado Marcio Lemes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: