Portuguesa é candidata à Conselheira Municipal para o Imigrante em SP

Mundo Lusíada

LeonorMachado_ConselheiraImigranteA portuguesa Leonor de Sá Machado é candidata a Conselheira Municipal para o Imigrante na Sub-Prefeitura de Pinheiros em São Paulo (nº 89.26).

A votação acontece já no próximo domingo dia 30 de Março das 8h às 17h e os imigrantes têm que morar em Pinheiros, Itaim ou Jardim Paulista para votação.

Leonor afirmou ao Mundo Lusíada que concorre ao cargo pela primeira vez. “Um grupo de amigos brasileiros me convenceu de que eu poderia fazer a diferença candidatando-me a este lugar. Tenho uma história profissional muito ligada também a projetos sociais que desenvolvi em Angola e Portugal e apesar de ser uma empresária, neste momento faço projetos que defendem causas sociais importantes” afirmou ela que é natural do Bairro de Alvalade, Lisboa, e sempre viveu em Cascais.

“Há toda uma ação social a fazer com as várias comunidades de imigrantes. Pretendo ter encontros com essas comunidades e sentir as diferentes necessidades, para criar uma proposta de atuação em que irei propor ações interessantes para as várias comunidades de imigrantes. Gosto muito de desenhar planos estratégicos e neste caso é isso que vou fazer, construir uma proposta estratégica que acrescente e dinamize a atuação de alguém que quer fazer a diferença. Não tenho qualquer filiação política, apenas quero ser uma profissional a implementar e desenvolver projetos com os imigrantes, defendendo as suas grandes causas e lutando por elas”.

O Conselho Participativo Municipal é um organismo de atuação da sociedade civil, que visa ampliar a participação popular e transparência nas Subprefeituras. O papel dos conselheiros é exercer o controle social no planejamento, fiscalizar as ações e gastos públicos nas regiões e sugerir ações e políticas públicas.

A Prefeitura de São Paulo criou a cadeira de Conselheiro Extraordinário do Conselho Participativo Municipal para que os imigrantes sejam incluídos neste espaço considerando a sua presença significativa na cidade de São Paulo.

Podem votar e ser votados os imigrantes residentes de distritos que compõem 21 Subprefeituras: Aricanduva/Vila Formosa, Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Casa Verde, Ermelino Matarazzo, Freguesia do Ó/Brasilândia, Ipiranga, Jabaquara, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Santo Amaro, Sé, Vila Maria/Vila Guilherme, Vila Mariana e Vila Prudente.

Segundo determinação do Art. 2º do Decreto nº 54.645, de 29 de novembro de 2013, a presença do imigrante deve corresponder a, no mínimo, 0,5% da população local segundo o Censo 2010.

2 Comments

  1. Gostaria de partecipar mas isso não aconte-se porque o nosso consulado nos repodia.Os Portugueses nunca tiveram quem os defendesse, quantas vezes fui reclamar meus direitos no Brasil obtive esta resposta não estás bem vai embora para atua terra, e para quem não sabe continuamos sendo descriminados .AQUI quem falar o contrario não está sendo verdadeiro,claro que os empresários …esses tem o dinheiro que paga tudo .Eu tenho 40 anos de Brasil.

  2. Olá Leonor de Sá Machado,

    Ora aqui está uma notícia interessante , e que se vc fôr uma mulher activa, como vem na notícia , será bom que tenha bons projectos para que os portugueses residentes no Brasil possam ter mais contactos uns com os outros .
    Espero por novas notícias em breve .

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: