Leilão de Vinho do Porto na Casa de Portugal ultrapassa expectativa

Renato Moysés, Carlos Cabral,António dos Ramos, José Maria Santana, Emídio Dias Carvalho e Guilherme Rodrigues.
Renato Moysés, Carlos Cabral,António dos Ramos, José Maria Santana, Emídio Dias Carvalho e Guilherme Rodrigues.

A Casa de Portugal de São Paulo, em conjunto com o Solar do Vinho do Porto do Brasil, leiloaram os 70 lotes de garrafas antigas, em prol da LARES.

 

Por Luis Claudio

A Casa de Portugal de São Paulo e o Solar do Vinho do Porto no Brasil realizaram na noite de 10 de dezembro um leilão de vinhos do Porto, pondo à disposição um acervo de 70 lotes de safras antigas e já não disponíveis no comércio corrente.

O encontro ocorreu no salão nobre da Casa de Portugal, com as boas vindas do presidente da instituição, Comendador António dos Ramos, que destacou a qualidade dos lotes de vinhos a serem leiloados, mas que o intuito maior do evento não seria simplesmente a aquisição das raridades, e sim, angariar fundos para a LARES – Legião de Assistência para a Reabilitação de Excepcionais, representada por seu vice presidente, Alberto Palos Martinho.

Sob a condução do renomado leiloeiro Renato Moysés, encerrou a noite com cem por cento dos lotes vendidos, arrecadando aproximadamente, 70 mil reais.

O consultor de vinhos Carlos Cabral, com maestria, descrevia a cada lote oferecido a importância histórica dos rótulos e de seu custo benefício em relação ao preço de mercado, destacando a trinca de vinhos mais cobiçada da noite, os Niepoort’s  safras 1976/77/78, arrematados por 4 mil reais pelo empresário Roberto Vilela, que vibrou com a aquisição.

O leilão incluiu vinhos do Porto “vintage”, LBV, “tawnies”, “ruby”, branco e lágrima, de produtores e marcas tão diversas como a Churchill’s, Kopke, Osborne, Messias, Sandeman, Adriano, Niepoort, Burmester, Ferreira, Calém, Borges, Ramos Pinto, entre outros.

O Brasil é um dos mercados mundiais que mais consomem vinho do Porto, embora este ano as exportações lusas de vinho do Porto para o mercado brasileiro apresentem um decréscimo face ao ano passado. De janeiro a setembro o Brasil importou 2,9 milhões de euros de vinhos do Porto, menos 8,4% que em 2012, segundo estatísticas do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

O mercado brasileiro é o 11º maior comprador de vinho do Porto, numa lista liderada por França (54,6 milhões de euros até setembro), com Portugal na segunda posição (absorvendo 35,3 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano).

A maior parte das vendas de vinho do Porto são feitas na Europa. Fora da Europa o Brasil é o terceiro maior comprador do tradicional produto luso, apenas atrás dos Estados Unidos da América (22 milhões de euros até setembro) e do Canadá (10,7 milhões de euros).

O presidente da Casa de Portugal, António dos Ramos, pretende realizar para o próximo ano novos leilões com muita variedade de produtos e da arte portuguesa.

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