Fafá de Belém encanta público no Clube Português

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

Em 09 de dezembro, aconteceu a Ceia de Natal do Clube Português de São Paulo, encerrando o ano com uma belíssima apresentação de uma cantora brasileira que tem paixão por Portugal, Fafá de Belém.
O show, seguido de um requintado jantar servido pelo Buffet Morenos, arrancou muitos aplausos dos cerca de 300 convidados presentes nesta noite. Um repertório especial fez parte da Ceia de Natal. Fafá trouxe Bete Carvalho, Chico Buarque, Maria Bethania e até o português Rui Veloso para uma noite que contou também com fado, acompanhado de piano e guitarra portuguesa, com o guitarrista Ricardo Araújo.
Em conversar com o público, Fafá ficou emocionada de falar sobre os últimos 26 anos em que ela vive entre lá e cá. Citou que neste período descobriu em Portugal uma música contemporânea que o Brasil “tem que descobrir” citou.
Em entrevista ao Mundo Lusíada no camarim, ela diz que conheceu o Clube Português nesta noite. “Mas o universo português é um universo que eu conheço com muita intimidade. Há 26 anos entre Brasil e Portugal, então me sinto muito a vontade”. Ela que esteve entre os primeiros interpretes a gravar Fado no Brasil, seguidos de uma leva de novos cantores fadistas, se vangloria com a notícia do Fado como Patrimônio Imaterial da Humanidade, distinguido pela Unesco. “Fico feliz, acho que o Fado foi revigorado, e hoje está no mesmo perfil do samba e do chorinho, a garotada gosta e não vira de costas. Fica cada vez mais da cultura de um país sendo representado” disse ao Mundo Lusíada.
Segundo o presidente da entidade, muitos convidados presentes estiveram no clube pela atração especial desta noite. “Foi um investimento arrojado porque Fafá não é fácil de trazer num evento da comunidade” afirmou Dr. Rui Mota e Costa que recebeu muitos elogios pela decoração do salão para o último evento do ano.
E defendeu que as casas portuguesas prestigiem atrações tanto brasileiras como portuguesas. “Eu gosto de prestigiar nossos artistas. Até o Roberto Leal levo no Tênis Club de Santo André, onde sou presidente. Mas temos que diversificar para uma comunidade luso-brasileira. A esta altura, ninguém melhor para representar essa luso-brasilidade do que a Fafá. Valeu a pena”.
De acordo com Rui Costa, o clube que está com uma boa saúde financeira, não contou com patrocinadores para sua festa. “Não tivemos patrocínio de ninguém, fizemos com recursos próprios. Não gosto de esbanjar dinheiro do clube porque não é meu, tenho uma responsabilidade grande e todos sabem que o Clube Português, nos seus 91 anos, nunca teve uma situação financeira como tem hoje, a custo de muito sacrifício, trabalho e seriedade” diz o presidente, que dirige a entidade como uma empresa, colocando a responsabilidade do bom estado atual na sua gestão. O Clube Português só não está em dia com suas despesas como não tem nenhuma dívida, garante.

O presidente Rui Mota e Costa com Fafá de Belém ao final do show. Foto: Everton Campos/Mundo Lusíada

Este ano, a entidade preparou uma série de eventos culturais, sob a tutela do diretor cultural João Alves das Neves, o qual foi para Portugal e precisou ser hospitalizado, por enquanto não tem condições de seguir viagem de volta ao Brasil. “Nos encolhemos um pouquinho na parte cultural, eu preferia dar continuidade a todos estes eventos culturais com a presença dele”, diz o presidente, que a partir do próximo ano seguirá porém com o calendário para 2012, com uma agenda recheada na parte cultural e festiva.
“Estamos fechando 2011 com chave de ouro. Valeu a pena todo esforço que fizemos, porque para dirigir uma casa dessas tem que ter muito amor e dedicação”, diz Dr. Rui que encerra sua gestão em março de 2012, e já está a procura de um substituto. “Eu particularmente não sou muito a favor da continuidade, mas depois de tudo o que foi feito entregar para alguém que não dê o mesmo amor a isso, fica difícil. Vamos ver até março”, encerrou o presidente desejando a todos um bom Natal e votos de feliz ano novo.
Antes de encerrar a sua apresentação, Fafá ainda deixou uma mensagem sobre a atual e difícil situação de Portugal. “Vamos sair da crise. Quem descobriu o mundo, descobre a saída”.

1 Comment

  1. sr presidente. tenho uma banda a 16 anos,formada por seis musicos proficionais. jà gravei 09 cds e 03 dvds. faço shows aqui no Rio nas nossas casas portuguesas e clubes. o meu estilo è Robrto LeaL. mais a minha banda toca todos os ritimos se precizar.cantei com Roberto LeaL, na casa de viseu dia 02 de maio de 2010 aqui no rio, grande show a sece Roberto Gomes canta com Roberto LeaL. estou no youtube. e outras apresentaçoes mais na tv ngt no arouca barra clube e outros mais. a minha banda è Banda Regresso Show. tel:021-2290 0095 ou 93079779. Deus abençoe a todos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: