Por Odair Sene
A intenção foi prestar homenagem às mães bem no dia delas: 14 de maio. Para tanto a Casa de Portugal de Campinas organizou um grande almoço, com o principal ingrediente: o bacalhau e a principal atração: Roberto leal, ainda teve o brinde maior a ser sorteado: uma passagem para Portugal, com tudo isso somado, a diretoria arriscou fazer um evento inédito bem no domingo “delas”. E deu certo, foram vendidos todos os convites, a casa encheu, teve cerca de 500 pessoas e foi uma verdadeira festa de Dia das Mães.
Ao Mundo Lusíada o presidente da casa, o popular Jota Santos, disse que deu tudo certo neste evento, mas que preocupava muito porque nunca haviam feito na casa um almoço em homenagem às mães, “normalmente as pessoas querem viçar em suas casas, com ‘elas’ e isso preocupava sim, mas está aí nosso trabalho, o fruto é isso: casa lotada, ingressos esgotados há uma semana, e ainda tivemos uma fila de 80/100 pessoas na espera”, disse o comandante revelando que isso o deixou muito feliz, porque, apesar do show com Roberto Leal, um artista de nome e que já traz muita gente, apesar de ter o sorteio da passagem para Portugal, ida e volta, isso também atrai muita gente, apesar ambiente ótimo da casa: “eu tenho certeza que tem muita gente que hoje vem na Casa de Portugal pela gastronomia, que aliás, junto com a cultura, é um marco que trago desde minha posse”, falou o presidente afirmando que vai trazendo as melhores atrações artísticas na entidade com longo de sua gestão.
Jota Santos confirmou que o sorteio de uma passagem é um oferecimento da casa (o ganhador foi Nicolas Gabriel Matano). São parceiros (novos) da entidade que acreditam na gestão, nas condições oferecidas. Para este vento calculou-se cerca de 300 gramas de bacalhau por pessoa, vezes 500 pessoas e o presidente garantindo: “aqui nunca acaba o bacalhau, sempre temos nossas reservas”.
E no final do papo com o presidente Jota Santos, um agradecimento especial para a imprensa luso brasileira: “Queria falar de vocês da imprensa, que aliás todo mundo deveria falar, vocês são abnegados, que carregam junto com nós os presidentes dessas casas, essa bandeira de Portugal, das comunidades todas aqui de São Paulo, eu falo em nome da Casa de Portugal e até em nome de todos os presidentes de todas as casas, dizer a vocês da imprensa luso brasileira, que divulgam nossas festas, e sem este trabalho de vocês, esses eventos nem teriam sentido, então nosso muito obrigado a vocês também”, disse Jota Santos.