Presidente da Ordem dos Médicos critica programa “Mais Médicos” e diz que só atraiu os aposentados portugueses

O presidente da Ordem dos Médicos de Portugal, José Manuel Silva disse que todos os que saíram de Portugal para o Brasil já estavam aposentados, “sem exceção’, afirmando que 45 médicos portugueses optaram por viajar ao Brasil e todos tinham mais de 65 anos, idade de aposentadoria em Portugal. Pelas leis em Lisboa, esses médicos já não podem atuar nos hospitais públicos de Portugal. Portanto, quem veio só veio pela idade, pelo fato (também) de serem “obrigados” a parar de trabalhar nos hospitais públicos de Portugal.
Na entrevista divulgada por jornais brasileiros, o presidente da OMP disse que em Lisboa, tem hoje apenas nove médicos desempregados e garante que eles não se inscreveram no projeto brasileiro.
“Não há como pensar que o projeto teria sucesso entre os portugueses. Só mesmo os aposentados viajaram”, referiu ele dando mais um dado: “mesmo aqueles que foram ao Brasil já tinham algum tipo de relação com o país ou eram mesmo filhos ou nascidos no Brasil.”
Abertamente crítico e contra o programa, José Manuel ainda criticou as condições oferecidas e ressaltou a “qualidade” dos padrões europeus. “Dificilmente um profissional que estudou medicina com padrões europeus de infra-estrutura terá condições de se adaptar a um local onde faltam recursos”, disse reforçando que os profissionais do seu país, que quiram buscar oportunidades em outros países, farão na Europa ou em outros países, “e não em um lugar sem estrutura”, criticou.
Ao final de suas declarações, o dirigente da Ordem ainda falou que se o Brasil fizer investimentos valerá a pena trazer médicos de fora, mas ressaltou que, “se ninguém quer trabalhar nesses locais, é porque tem algo” e completou que “parece que o Brasil quer tapar o sol com a peneira”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: