Cenas do Canadá em tempo real – Fim do outono e início do inverno

JoaoLuz_CanadaNeve

Prezados leitores

Estamos em dezembro vivendo os momentos finais do outono canadense. As árvores já estão quase que totalmente sem folhas e o frio se aproxima a cada dia. A neve, característica principal do inverno no Canadá já se faz presente e muda o cenário que passa a ser, de um dia para o outro, predominantemente branco.

Para os habitantes do lugar este panorama é rotina. Entretanto, o turista que está de férias ou mesmo de passagem pelo país, tem a oportunidade de ver a queda das últimas folhas e a neve mudando completamente a paisagem da cidade.

Para nós brasileiros, vivenciar estas cenas é algo que impressiona. Claro que para morar neste país há que se ter determinação e um projeto de vida, e ainda, resignação. O inverno é muito rigoroso. Trajes especiais como botas, japonas, calças, gorros, cachecol especial e até balaclava, se tiver vento, são itens obrigatórios para circular pelas ruas. A temperatura pode chegar a 30 graus negativos ou mais.

Próximo do Natal e início do Ano Novo, acontecem as tempestades de neve onde a quantidade de gelo que cai pode chegar a 40/50 centímetros, o que obriga os habitantes, às vezes, a ficarem em casa, inclusive os escolares.

Logo que a neve para de cair, os tratores, verdadeiras retroescavadeiras e moto niveladoras entram em ação e removem a precipitação dos cristais de gelo das ruas, calçadas, praças, antes que os flocos se solidifiquem. Os proprietários são obrigados a limpar suas calçadas sob pena de responderem por possíveis acidentes que os pedestres venham sofrer por tropeçar ou escorregar na neve defronte suas casas.

Para trafegar nas ruas nesta estação fria do ano, os pneus dos veículos precisam ser trocados para que os carros possam rodar com segurança na neve, melhorando sobre maneira a aderência nas pistas e evitar os engavetamentos, muito comuns nesta época.

A neve anuncia que o Natal está chegando. Nos supermercados, lojas, shoppings e comércio em geral, é um a tradição, a partir do mês de novembro, ter o som ambiente apresentando músicas propícias para época, desde aquelas típicas até as mais tradicionais ouvidas no mundo inteiro.

O clima natalino é muito curtido na Província do Quebeque. As famílias montam as árvores de natal dentro de suas casas e as enfeitam com rica decoração. Além das bolas, miniaturas de papai Noel, pisca-piscas, a decoração culmina com a colocação da estrela no topo da árvore, estrela esta que representa a indicação que revelou aos reis magos o local de nascimento de Jesus.

As árvores de natal nesta província canadense apresentam duas tradições de enfeites:  uma  de um doce, com a consistência de um pirulito no formato de cabo de guarda chuva listrado e outra, uma figura de formato variável e bem peculiar obtida pela análise do floco de neve visto em microscópio. Estes  são dois ornamentos sempre presentes na decoração das árvores.

Boa viagem!

 

Por João Aparecido da Luz
Autor do “Diário de Viagem” – Editora Scortecci
Escritor e Bacharel em DireitoE-mail: [email protected]
Site: www.familia.daluz.nom.br/autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: