Portugal decide este ano se adquire aeronave militar KC-390.
Mundo Lusíada
Com agencias
A parceria entre o Estado português e a Embraer para a construção de um novo modelo de avião militar de transporte (KC-390) “eleva a participação das nossas empresas para um nível tecnológico de ponta”, afirmou o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, em Évora, quando visitou as duas fábricas da empresa aeronáutica, que desenvolve o projeto do KC-390.
“No projeto inicial, está prevista a possibilidade de Portugal poder vir a adquirir até seis aeronaves, situação que deverá ser definida ainda durante este ano”, acrescentou. “Assim que as condições financeiras do País entrem numa lógica normal de sustentabilidade, esta decisão poderá ser tomada”, diz o ministro sustentando que a aeronave é importante para o reequipamento da Força Aérea.
Depois de reunir com responsáveis da empresa, José Pedro Aguiar-Branco referiu que esta é uma parceria importante entre o Estado português e a Embraer. O avião deve entrar em fase de testes no próximo ano, e tem sua comercialização prevista para 2016.
“Sendo Portugal uma parte importante da engenharia neste projeto, esta parceira permite colocar a engenharia e as nossas empresas de ponta num mercado que é hoje de alta tecnologia e de exceção”, sublinhou o Ministro. “Devido à aliança com a Embraer, Portugal passa a ser uma referência no mercado de alta tecnologia, nomeadamente, no setor da aeronáutica, permitindo que a engenharia portuguesa passe também a ser reconhecida”.
As primeiras peças do avião militar KC-390 começaram a ser produzidas nas fábricas de Évora da Embraer em outubro de 2013. Hoje, nas duas unidades de que a empresa dispõe em Portugal, fabricam-se componentes como os revestimentos de asa e os estabilizadores horizontais da aeronave. Também a OGMA participa do projeto, sendo responsável por parte da fuselagem do novo avião.
As duas fábricas de Évora da Embraer, uma de estruturas metálicas (partes de asas) e a outra de materiais compósitos (componentes para caudas), foram inauguradas a 21 de setembro 2012, após um investimento de quase 180 milhões de euros.
Nestas unidades, além do KC-390, o terceiro maior fabricante mundial de aviões comerciais fabrica também peças para o novo avião executivo Legacy 500.