Corrida do Descobrimento reúne 4 mil no Parque Ibirapuera

CorridaDescobrimento

 

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

Um domingo no Parque Ibirapuera, em São Paulo, reuniu muitos adeptos para a primeira edição da Corrida do Descobrimento. A iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com apoio da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude e da Secretaria de Esportes da Prefeitura, reuniu entre outros a ex-atleta portuguesa Rosa Mota.
A organização esperava reunir mais participantes, mas o pouco tempo de divulgação e a divisão de público com outras corridas trouxe ao parque nesta manhã de 13 de abril cerca de 4 mil participantes, um número ainda assim bem visto pelos organizadores.
Ao Mundo Lusíada, o Subsecretário Adjunto de Esportes da prefeitura, Luiz Sales falou que São Paulo conta com 130 corridas de rua. E a busca por um tema é sempre importante para a adesão do público. A Corrida do Descobrimento comemora os 514 anos do descobrimento do Brasil, na data que se celebra também o Dia da Comunidade Luso-Brasileira, e aproveita o momento esportivo já que o país recebe a Copa do Mundo. Segundo Sales, para 2015 o evento será maior e terá uma divulgação com mais antecedência.
O percurso contou com corrida de 6,3km e 10km, e caminhada de 6,3km. Além de ter como corredores o cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, e o diretor da AICEP, Carlos Moura, o evento reuniu ainda o ex-maratonista José João da Silva. O brasileiro e a portuguesa Rosa Mota receberam homenagens da organização, ao final da corrida, seguido da premiação dos primeiros colocados de cada categoria.
A medalhista e campeã olímpica, vencedora por seis vezes da corrida São Silvestre, Rosa Mota falou ao Mundo Lusíada que esteve em São Paulo especialmente para participar do evento. “Fico muito honrada em participar, e feliz em ser uma das precursoras da primeira Corrida dos Descobrimentos e espero que se estenda” por outras edições, diz a ex-atleta que inspirou muitas mulheres a praticar esporte ao redor do mundo.
A coordenadora do evento, Teresa Santos, quis marcar a comemoração Brasil-Portugal de forma moderna, como tem feito o Consulado de Portugal e Aicep, mostrando um dinamismo no Portugal de hoje. “Até o próprio fado está se reinventando, e com isso reinventando a imagem de Portugal. Conhecer o país é uma viagem de culturas, sotaques diferentes, de gastronomia, país extremamente rico desde as pessoas” defende.
Logo_Galeria-de-ImagensA Corrida do Descobrimento pretendeu celebrar o Brasil “com pessoas de várias culturas” e conseguiu. Diversas faixas etárias, famílias inteiras e grandes atletas participaram do evento. “Ter conseguido juntar todos foi gratificante. A adesão foi ótima e estão todos de parabéns” disse Teresa agradecendo aos governos Estadual e Municipal, e a Federação Paulista de Atletismo por acreditarem no projeto. Confira mais em breve aqui no Mundo Lusíada Online>>

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: