Casa dos Portugueses apresenta novidades na Feicon 2014 em SP

CasaPortugueses_logoConstrucaoDa Redação

Construção civil, arquitetura, design e materiais de construção são áreas que, cada vez mais, atuam juntas na melhoria de processos e para tornar os ambientes mais confortáveis e funcionais, unindo tecnologia e inovação. Com essa proposta, a Casa dos Portugueses chega ao Brasil para participar da Feicon – Salão Internacional da Construção, que acontece de 18 a 22 de março de 2014, em São Paulo (SP).

Trata-se de um projeto que possibilita a integração de empresas portuguesas e brasileiras, com objetivos comuns, valorizando competências e estimulando sinergias. A proposta é da Modal, agência de comunicação portuguesa, e AM Consult com o apoio do governo português, da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e da Câmara Portuguesa.

A Casa dos Portugueses, em sua terceira edição, conta com a participação de aproximadamente 30 companhias portuguesas, entre organizadoras, fornecedoras, expositoras e parceiras de negócio e que pretendem mostrar Portugal como um país de inovações, produtos de qualidade e design, além de gerar negócios e promover a marca “Portugal”. Entre elas, participam Grupo Amorim – produção/transformação de cortiça para  a construção -, Umbelino Monteiro – fabricante de telhas -, Tec Dream – empresa de sistemas construtivos – e Contraven – sistema de produção de concreto leve.

O Brasil foi escolhido como o primeiro destino de internacionalização do projeto, dada a cumplicidade de convicções e objetivos existentes entre os dois países. A intenção é fazer negócios, gerar movimento financeiro e abrir portas a todas as empresas participantes. A expectativa é receber entre 80 mil a 100 mil visitantes no estande e que o projeto seja visto por mais de 200 mil pessoas por outros meios, fora da feira, aumentando a força da iniciativa.

O projeto

Criado em dezembro de 2012, o projeto tem como objetivo apresentar de forma diferenciada materiais de construção produzidos por empresas sediadas em Portugal. Durante a Feicon Batimat 2014, foi construída uma casa técnica e o estande de 300m² simula um espaço habitacional real, no qual as pessoas possam conhecer, testar, sentir e tocar os materiais que compõem os ambientes, em sua aplicação.

São mostrados, ainda, cortes e detalhes técnicos da construção, mostrando os elementos que formam os sistemas construtivos, os materiais e suas composições, para melhor compreensão do funcionamento dos produtos e de forma que retratem Portugal como um país de inovações, produtos de qualidade e design. Parte dos produtos que compõem a Casa já foram lançados, outros estão sendo apresentados ao mercado brasileiro pela primeira vez.

As duas edições anteriores da Casa dos Portugueses envolveram 50 empresas do setor da construção e foram visitadas por cerca de 50 mil visitantes – em feiras realizadas em Portugal, como Exponor e FIL -, alcançando 250 mil pessoas por meio de canais físicos e eletrônicos.

Indústrias de diferentes perfis, sendo 80% consideradas de pequeno e médio porte, que encontraram na inovação o caminho para internacionalizar seus produtos e estão em busca da abertura de novos mercados. As demais já iniciaram seus processos de exportação e implantação empresarial no Brasil e visam à ampliação de sua atuação.

Segundo o diretor da Modal, Bruno Moreira, diante da crise que envolve a economia europeia, estas empresas decidiram optar pela força conjunta e pelo sentido de sinergia e parceria. “Pesquisas indicaram um grau de satisfação dos parceiros de 80%. Este é o primeiro desafio internacional da Casa dos Portugueses e estamos certos do forte impacto que causará”, acredita Moreira.

2 Comments

  1. olá amigos,quero uma informação,a feicon esta com as portas abertas para qualquer visitante? e qual é o endereço ? obrigado..

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: